PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

2012 - REUNIÃO PARA SOCIALIZAÇÃO DO FLUXO DE NOTIFICAÇÃO DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL, EM 04 DE DEZEMBRO.

  

Ocorreu no dia 04 de dezembro de 2012, às 9 horas, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos/AL, uma reunião para socialização do Fluxo de Notificação das Vítimas de Violência deste município, onde a Diretora Municipal de Vigilância em Saúde e Epidemiologia Lídiva Clark fez uma breve trajetória da implantação da ficha de notificação/investigação das violências no município, enfocando a Santa Casa de Misericórdia, como "Unidade Sentinela" em São Miguel dos Campos. Ressaltou ainda que, neste importante evento de divulgação da implementação deste instrumental qualiquantitativo o NUPS  sempre participou ativamente enquanto articulador e impulsionador do momento em pauta.

Lídiva reafirmou seu compromisso com o apoio do seu setor, e fez referência a importância deste instrumental (Ficha de Notificação), para o levantamento dos índices e estatísticas dos números de violência no município, como base necessária para elaboração de propostas e realização de projetos idealizados pelo NUPS, apoiados pelo Ministério da Saúde e subsidiado com verbas do Governo Federal.

Nesta reunião, foi amplamente enfatizada a questão, da parceria intrínseca, para a efetivação deste valoroso trabalho, principalmente, pelo CREAS, Conselho Tutelar, Instituições Escolares e Unidades de Saúde. Houve o esclarecimento de que não é necessário que haja exposição dos sujeitos: professores, médicos, dentre outros profissionais que irão realizar a declaração da violência, seja por atendimento direto ou através do olhar no cotidiano escolar. Haverá a denúncia declarada, na ficha, mas, o sigilo será garantido!

Ficou claro o fluxograma do instrumental em 2012, da seguinte forma:

A pessoa vítima de violência, quando "criança ou adolescente", identificada pela: Instituição escolar, familiares, sociedade em geral, dentre outros órgãos, deverão ser encaminhadas ao Conselho Tutelar.  Quando de outro segmento, fazer boletim de ocorrência na delegacia e encaminhar a vítima ao Posto de Saúde da Família na qual é cadastrada (referida unidade próxima a residência da vítima), onde, esta unidade de saúde, encaminhará o instrumental ao Setor Municipal de Vigilância em Saúde e Epidemiologia. Frisando que, esses documentos serão arquivados devidamente, privando as informações dos usuários.

A proposta que a Diretoria de Promoção da Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (DIPS/SESAU/AL) em reunião no dia 16 de outubro do referido ano (2012) em Maceió, foi referente a implantação da "Ficha de Notificação das Vítimas de Violência" para 2013 nas escolas. Porém, haverá futuras reuniões com o objetivo de informar, esclarecer e orientar a utilização, deste  instrumental, pela escola.

Texto: Rita Mendonça
Arranjo e publicação: Claudia Liberalquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário