PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

2012 - PARTICIPAÇÃO DO NUPS-SMC/AL NO SEMINÁRIO: "REDUZIR DANOS PARA PROMOVER SAÚDE", EM 31 DE OUTUBRO..

Rita Mendonça
No dia 31 de outubro de 2012, as nove horas, no Hotel Ritz Suítes, Praia de Cruz das Almas, com o objetivo de compartilhar experiências, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) realizou o Seminário "Reduzir Danos para Promover Saúde". O evento contou com a participação de profissionais das redes de atendimento aos dependentes químicos dos 102 municípios alagoanos, além de servidores de diversos setores do órgão. A representação pelo NUPS de São Miguel dos Campos/AL, no evento contou com a presença da assistente social, Rita de Cássia Mendonça Silva.

  
Durante a atividade, foi discutido o fortalecimento da atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade, que, muitas vezes, acabam nas ruas devido ao preconceito da família e dos ambientes escolares e de trabalho. A ideia era também estimular as parcerias, ressaltando harmonia com a Política Nacional de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas. 

O público-alvo do seminário foi composto por técnicos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de Referência de Assistência Social (CRAS) e de Atenção Psicossocial (CAPS), do projeto Consultório de Rua, de Núcleos de Promoção à Saúde (NUPS) e de Enfrentamento à Violência e da rede de educação, além da sociedade civil. 

O seminário contou com palestras, mesas-redondas e debates. A primeira exposição do dia foi comandada pela enfermeira da Secretaria de Saúde de Maceió e coordenadora dos Consultórios de Rua de Maceió, Jorgina Sales, que falou sobre ‘Políticas Públicas, Saberes e Práticas no Cuidado às Pessoas que Usam Drogas’. 

Outra temática discutida foi a ‘Qualificação e Inserção Profissional: uma forma diferenciada de tratar usuários e drogas’, com a especialista em saúde mental e coordenadora do Centro de Prevenção às Dependências de Recife, Ana Glória Melcop. Também foram apresentadas as experiências exitosas de Penedo, União dos Palmares, Flexeiras, Feira Grande e Cajueiro. 

O evento foi encerrado com a síntese das ações da SESAU/AL para o fortalecimento dos NUPS, apresentada pela assistência social Ozana Valença. A diretora de Promoção à Saúde do órgão, Eliana Padilha, destacou o trabalho realizado pela secretaria. 

Ressalta-se que também participaram da mesa de abertura o Secretário Estadual da Saúde Alexandre Toledo, a Superintendente de Vigilância à Saúde, Sandra Canuto, a diretora de Promoção da Saúde Eliana Padilha, a diretora de Reinserção Social da Superintendência de Políticas sobre Drogas da SEPAZ, Suely Xisto e Jardel Aderico da Secretaria da Paz.
Matéria: Rita Mendonça.
Postagem: Claudia Liberalquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário