Rita Mendonça |
No dia 31 de outubro de 2012, as nove horas, no Hotel Ritz Suítes, Praia de Cruz das Almas, com o objetivo de compartilhar experiências, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) realizou o Seminário "Reduzir Danos para Promover Saúde". O evento contou com a participação de profissionais das redes de atendimento aos dependentes químicos dos 102 municípios alagoanos, além de servidores de diversos setores do órgão. A representação pelo NUPS de São Miguel dos Campos/AL, no evento contou com a presença da assistente social, Rita de Cássia Mendonça Silva.
Durante a atividade, foi discutido o fortalecimento da atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade, que, muitas vezes, acabam nas ruas devido ao preconceito da família e dos ambientes escolares e de trabalho. A ideia era também estimular as parcerias, ressaltando harmonia com a Política Nacional de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas.
O público-alvo do seminário foi composto por técnicos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de Referência de Assistência Social (CRAS) e de Atenção Psicossocial (CAPS), do projeto Consultório de Rua, de Núcleos de Promoção à Saúde (NUPS) e de Enfrentamento à Violência e da rede de educação, além da sociedade civil.
O seminário contou com palestras, mesas-redondas e debates. A primeira exposição do dia foi comandada pela enfermeira da Secretaria de Saúde de Maceió e coordenadora dos Consultórios de Rua de Maceió, Jorgina Sales, que falou sobre ‘Políticas Públicas, Saberes e Práticas no Cuidado às Pessoas que Usam Drogas’.
Outra temática discutida foi a ‘Qualificação e Inserção Profissional: uma forma diferenciada de tratar usuários e drogas’, com a especialista em saúde mental e coordenadora do Centro de Prevenção às Dependências de Recife, Ana Glória Melcop. Também foram apresentadas as experiências exitosas de Penedo, União dos Palmares, Flexeiras, Feira Grande e Cajueiro.
O evento foi encerrado com a síntese das ações da SESAU/AL para o fortalecimento dos NUPS, apresentada pela assistência social Ozana Valença. A diretora de Promoção à Saúde do órgão, Eliana Padilha, destacou o trabalho realizado pela secretaria.
Ressalta-se que também participaram da mesa de abertura o Secretário Estadual da Saúde Alexandre Toledo, a Superintendente de Vigilância à Saúde, Sandra Canuto, a diretora de Promoção da Saúde Eliana Padilha, a diretora de Reinserção Social da Superintendência de Políticas sobre Drogas da SEPAZ, Suely Xisto e Jardel Aderico da Secretaria da Paz.
Matéria: Rita Mendonça.
Postagem: Claudia Liberalquino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário