PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

2012 - lll FÓRUM ALAGOANO SOBRE TRÂNSITO E QUALIDADE DE VIDA REALIZADO NOS DIAS 22 E 23 DE NOVEMBRO, NO MACEIÓ MAR HOTEL.




O Núcleo de Promoção à Saúde – NUPS/SMC/AL, participou nos dias 22 e 23 de novembro, do III Fórum Alagoano sobre Trânsito e Qualidade de Vida que teve como objetivo discutir sobre a redução de vítimas de trânsito e contribuir com a intersetorialidade das ações no combate aos acidentes de trânsito em Alagoas.
                                                                                                 

No primeiro dia de encontro ocorreu a primeira palestra sobre o Perfil dos Acidentes de Trânsito em Alagoas com a palestrante Sandra Canuto, médica e superintendente de vigilância em saúde SUVISA/SESAU/Al. A segunda palestra versou sobre o tema: "Juventude em Trânsito. Você sabe com quem está falando?" Que teve como facilitador o sociólogo e especialista em segurança no trânsito do Estado de São Paulo, Eduardo Biavati. 

Ainda, no primeiro dia de atividade, no turno da tarde houve a explanação da palestra: "A ética do respeito e da responsabilidade: uma estratégia segura em defesa da vida no trânsito", pela professora socióloga Ruth Vasconcelos - UFAL. A palestrante apresentou alguns pontos dentre os quais considera relevante para pensar sobre a ética no trânsito, tais como: que a ética será possível a partir de uma construção humanitária; que o trânsito é carregado de emoções, pois é o indivíduo que conduz seu automotor; e que o trânsito é o limiar entre o espaço público e o espaço privado. Aprofundando esse debate a palestrante falou sobre o tema trazendo o espaço da cidade como um elemento de disputas, deslocamentos e bifurcações; deslocamentos espaciais, ocupacionais e habitacionais e relações de poder interpessoais. Tratou também do espaço urbano enquanto opções individualistas. Segundo a professora o espaço urbano trata da invasão dos carros, da poluição do ar, da malha viária ocupando cada vez mais espaço, os altos níveis de ruídos. E outro assunto trazido a baile foi a variável juventude e violência: uma relação construída culturalmente. A facilitadora apresentou o conceito de violência a partir de vários olhares de diferentes autores como Costa, Morais. Segundo (Costa 2003, p. 39) “violência é o emprego desejado da agressividade com fim de destrutivos. Esse desejo pode ser voluntário, deliberado, racional e consciente ou pode ser inconsciente, involuntário ou irracional”. E para concluir as suas considerações a professora Ruth deixou algumas perguntas para reflexão da plateia: por que as mortes por acidentes de trânsito expressam a violência? Por que a condição humana mudou nos últimos tempos? E por fim deixou a mensagem que temos que reconhecer e discutir a complexidade da vida moral entre os seres humanos. Recuperar os valores entre os pais e filhos, filhos e pais, ou seja, entre todos os indivíduos. 

A parte da tarde foi iniciada com a palestra: “A lei seca na mudança do comportamento de condutores” discorrida pelo tenente PM/AL, Madson Manoel A. Belarmino. A palestra foi iniciada com uma leitura de uma reportagem retirada do site (http://www.maceioagora.com.br/blog/lucasbonfim/post/3543/nunca_faca_o_teste_do_bafometro) do dia 02/08/2012. A matéria tem como título “Nunca faça o teste do bafômetro”. Também foi apresentado um vídeo sobre a história verídica de Jaqueline Sabrido que trata de uma tragédia de trânsito. Esse vídeo pode ser acessado no You Tube. Segundo o tenente o Governo Federal foi o propositor e legitimador da lei seca e a mesma vem dando certo segundo os depoimentos de condutores quando abordados. A Lei Seca nº 11.705/08 alterou alguns artigos do CBT 105,276, 277, 306. O mesmo finalizou com a seguinte frase “A Lei Seca está começando a incomodar e ao mesmo tempo salvar”. 

No dia 23 os trabalhos iniciaram com a palestra sobre “O efeito do álcool no organismo e as reações do motorista alcoolizado” pela capitã do CBMA/AL, Elaine Monteiro. 

Outra palestra foi proferida pela assistente social, Audijane Aguiar, do DETRAN/AL. O início da exposição centrou na socialização do objetivo do setor de serviço social do DETRAN, que tem como foco o empoderamento da população bem como o controle social dos serviços que são oferecidos pelas várias políticas que estão em consonância com a política de trânsito. O objetivo geral do trabalho desenvolvido pela gerência de serviço social é abordar as de acidentes de trânsito e seus familiares. Orientação a vítimas de trânsito socializando informações sobre os direitos na área de trânsito, principalmente do seguro DPVAT. A palestrante enfatizou bastante as especificidades sobre o seguro DPVAT , proteção para todos (no trânsito, o que vale mais é a vida. 

O valor arrecadado do referido seguro pôde ser observado: 45% destinado ao Ministério da saúde; 5% destinado ao DETRAN e 50% destinado ao pagamento de indenizações. Ressalta-se que independente de quem seja a vítima ou o causador do acidente esses terão o direito de acessar o seguro. São desenvolvidos alguns projetos do setor: projeto de ação comunitária e fortalecimento dos vínculos coletivos que tem como objetivo implementar ação de cunho comunitária e fortalecimento de vínculos; projeto do perfil dos cidadãos usuários do sistema de trânsito objetivo traçar o perfil e apreender a refração da questão social. A assistente social apresentou estatísticas sobre o perfil do público atendido pelo setor a partir da variável sexo (mais acometido pelos homens), faixa etária, estado civil da vítima (57% tem família constituída), situação ocupacional, localidade dos acidentes. A mesma fechou sua fala ressaltando que a questão social, a violência urbana e a violência no trânsito são indissociáveis. A última fala da palestrante foi que para haver resolutividade na questão que concerne o acidente no trânsito o Estado tem que atuar intersetorialmente. Foi socializado o e-mail da gerencia do setor de serviço social do DETRAN/AL: servicosocial@detran.al.gov.br

O término do encontro aconteceu com a palestra “Espaço Criança Segura”, proferida pelo Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Médico Pediatra Cláudio Fernando Soriano, este iniciou o trabalho com a exposição de alguns vídeos referente aos acidentes no trânsito como o que tratou sobre solidariedade a partir do processo da gentileza que gera gentileza. O mesmo comentou o artigo 227 da Constituição Federal de 1988 o qual explicita o dever da família e do Estado proporcionar os direitos da criança e do adolescente. O segundo vídeo comentado foi o que explicitou que a criança passa a ser protagonista (maiores vítimas) no acidente de trânsito. O palestrante ainda mostrou o vídeo do Instituto Alana socializando o site: www.criancaeconsumo.org.br

O encerramento do III Fórum aconteceu com o último debate sobre o tema acima citado e posteriormente entrega dos certificados aos participantes.
  
  
Matéria: Edvania Cerqueira e Márcio Barros.
Postagem: Claudia Liberalquino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário