PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

2011 – ALUNAS DO PROJETO “PRATIQUE SAÚDE NO SUS” DO NUPS-SMC/AL FORAM PROTAGONISTAS NA III CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DA REGIÃO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS EM 21 DE JULHO, NO CLUBE DA AABB.



Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Daí, o alerta ao governo brasileiro para a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade.
Ainda é grande a desinformação sobre o idoso e sobre as particularidades do envelhecimento em nosso contexto social. O envelhecimento humano, na verdade, quase nunca foi estudado. Poucas escolas no país criaram cursos para auxiliar as pessoas mais velhas. Uma prova disso é que até um tempo atrás, o médico que quisesse se especializar em geriatria precisava estudar na Europa.
A Constituição de 1988, no entanto, deixou clara a preocupação e atenção que deve ser dispensada ao assunto, quando colocou em seu texto a questão do idoso. Foi o pontapé inicial para a definição da Política Nacional do Idoso, que traçou os direitos desse público e as linhas de ação setorial.
Depois da criação dessa Política, através da Lei 8.842, em 4 de janeiro de 1994, é que as instituições de ensino superior passaram a se adaptar, a fim de atender a determinação da Lei, que prevê a existência de cursos de Geriatria e Gerontologia Social nas Faculdades de Medicina no Brasil. Nesse âmbito, trabalhando com a terceira idade, existem duas entidades de relevo: a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Associação Nacional de Gerontologia. Bom esclarecermos que a geriatria é uma especialidade da medicina que trata da saúde do idoso, enquanto a gerontologia vem a ser a ciência que estuda o envelhecimento.
Um destaque no país no auxílio à terceira idade é Brasília. Foi a primeira localidade a criar uma Subsecretaria para Assuntos do Idoso, além de instituir o Estatuto do Idoso, regido por princípios que registram o direito das pessoas mais velhas a uma ocupação e trabalho, como ainda acesso à cultura, à justiça, à saúde e à sexualidade, além, é claro, de poder participar da família e da comunidade.
Num país como o nosso, que vê sua pirâmide populacional ser modificada pouco a pouco, tomarmos conhecimento de entidades que se dedicam a mudar o perfil do idoso depressivo, abandonado pela família e sem projetos é de extrema importância.
Levar ao conhecimento da população os direitos dos idosos e cobrar desta população o dever de cumpri-los, também é de extrema importância. Foi pensando nisso que, em dezembro de 2010, foi criado o Conselho Municipal do Idoso em São Miguel dos Campos.


No dia 21 de julho de 2011 ocorreu no Clube da AABB a III CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DA REGIÃO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, onde, após algumas palestras, foram discutidos pelos participantes em mesa redonda, os seguintes eixos:

·        Eixo I – Envelhecimento e Políticas de Estado: Pactuar caminhos intersetoriais;
·        Eixo II – Pessoa Idosa: Protagonista da conquista e efetivação dos seus Direitos;
·        Eixo III – Fortalecimento e Integração dos Conselhos: Existir, Participar, Estar ao Alcance, Comprometer-se com a Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa;
·        Eixo IV – Diretrizes Orçamentária, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados e Municípios: Conhecer para existir, Exigir para incluir e fiscalizar.

Alunas Idosas do “Projeto Pratique Saúde no SUS”, do NUPS-SMC/AL, participaram como protagonistas (EIXO II), expondo suas vivências e solicitando melhorias para a Vivência e Qualidade de Vida dos Idosos existentes no município. Essas solicitações foram discutidas, transformadas em propostas, e serão encaminhadas para análise dos Conselhos: Estadual e Federal, onde poderão ser aprovadas e sancionadas como Lei. 
Click aqui para ver mais fotos em nosso Orkut: NUPS-SMC/AL


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário