PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

terça-feira, 9 de agosto de 2011

2011 – O TABAGISMO PROVOCA MAIS DE 200 MIL MORTES POR ANO NO BRASIL, DAÍ A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SE FAZER CAMPANHAS DE COMBATE.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,3 bilhão de pessoas  fazem  uso  do  tabaco.  Daí,  a  importância  das   autoridades atentarem  para  a promoção de campanhas educativas porque o fumo causa um prejuízo estimado em R$ 200 bilhões por ano.
A Coordenadora Estadual do Programa de Combate ao Tabagismo em Alagoas, Vetrúcia Teixeira, ressalta:
“Temos que travar a luta para reduzir ainda mais este índice e para que os jovens não venham a enveredar por este caminho. Além de campanhas educativas, temos que lutar para que os municípios criem leis anti-fumo para estimular os ambientes livres do tabaco, seja nos órgãos públicos ou nas instituições privadas, pois os males que o fumo causa são irreversíveis, pois ele libera 60 substâncias cancerígenas. O conhecimento é tudo que nossos técnicos dispõem para conscientizar os fumantes sobre os males do tabaco. Para se ter ideia, o Brasil é o segundo maior produtor mundial e 85% da produção brasileira é exportada, e mesmo assim, o número de fumantes no País ainda é grande e necessita ser reduzido. A Sesau tem desenvolvido uma trabalho voltado para prevenção da saúde para os que estão dispostos a se livrarem do vício e ainda tem realizado ações em parceria com os municípios para o controle do tabagismo”.
Dados do programa revelam que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) gastou R$ 107 milhões nos últimos cinco anos para tratar de pacientes acometidos por doenças provenientes do fumo. Recursos foram destinados a unidades de saúde de alta complexidade, que realizam o tratamento de doenças dos aparelhos circulatório, respiratório e câncer de pulmão.
Com o propósito de frear o consumo do Tabaco em Alagoas, que dissemina 4.700 substâncias prejudiciais à saúde, causa 50 doenças, reduz em 14 anos a expectativa de vida e provoca 200 mil mortes anuais no Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) pretende realizar junto aos municípios alagoanos Campanha referente ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo - 29 de Agosto, ações discutidas na reunião do dia 20 de julho no CEREST em Maceió.


Postada: Claudia Nubia Marques Liberalquino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário