PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

2011 - INFORME NUPS: REUNIÃO COM O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS EM 31 DE AGOSTO.


A equipe do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos participou na tarde de hoje (31 de agosto), de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde na sede da própria Secretaria Municipal de Saúde, onde em socialização, esclareceu algumas dúvidas sobre a proposta do projeto já encaminhado ao Ministério da Saúde sobre a implantação do Programa Academia da Saúde.
 

“O Ministério da Saúde (MS), através das portarias: n º 1.401 e nº 1.402, ambas de 15 de junho de 2011, vem incentivar e possibilitar aos municípios, a construírem espaços físicos para a orientação de práticas corporais, como: atividades físicas, lazer e modos de vida mais saudável com orientação para reeducação nutricional, promovendo com isto, estrutura adequada ao Programa Academia da Saúde, que na modalidade ampliação beneficiará ainda mais os projetos já implantados no nosso município”. (Explicou ao conselho, o Coordenador do NUPS Márcio Barros).

“O incentivo do Ministério da Saúde está sendo maior para os municípios que já têm projetos voltados para estas ações. Nós temos o Pratique Saúde no SUS (Pólo I) que funciona na Praça Multieventos Prefeito Nivaldo Jatobá – cidade baixa, e o Pratique Saúde (Pólo II) que ocorre no pátio da Escola Municipal Profª. Maria Rosa – cidade alta. Ambos, funcionando em lugares provisórios. Com a implantação do Programa Academia da Saúde, este impasse seria resolvido.” (Complementa a técnica do NUPS Claudia Liberalquino).

Aproveitando a oportunidade, a equipe expos suas dificuldades com relação à falta de recursos humanos no seu setor, tendo em vista que o mesmo (NUPS) deveria ter no mínino dois representantes de cada secretaria municipal para a realização das ações previstas no cronograma dos projetos. Mas, no entanto, só há atualmente duas pessoas: Márcio representando a Secretaria Municipal de Saúde e Claudia pela Secretaria Municipal de Educação. Ressaltaram ainda a necessidade de um maior envolvimento intersetorial, já que, na maioria das ações, contam apenas com poucas Secretarias. Como parceiras incondicionais e permanentes, só as Secretarias Municipal: de Segurança Urbana (SMSU) e a de Esporte e Lazer (SMEL). As que apóiam... Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMICT) e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).


Para saber mais detalhes click aqui.


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário