NOS DIAS 31 DE AGOSTO A 02 DE SETEMBRO DE 2010, NO RECANTO CORAÇÃO DE JESUS, NA SERRARIA EM MACEIÓ, OCORREU O I SEMINÁRIO ALAGOANO DA DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS.
O SEMINÁRIO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO IMPLANTAR A ARTICULAÇÃO ENTRE SUJEITOS E MOVIMENTOS ORGANIZADOS DA DIVERSIDADE COM GESTORES PÚBLICOS, CRIANDO CONDIÇÕES ATRAVÉS DA JUSTIÇA SOCIAL, DE FORTALECER AS POLÍTICAS DE SAÚDE, REDUZINDO AS INIQUIDADES NOS DIFERENTES CONTEXTOS.
MOVIMENTO POPULAR E SOCIAL, PROFISSIONAIS E GESTORES DA SAÚDE, PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESTUDANTES, EDUCADORES POPULARES, LIDERANÇAS DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS, DO CAMPO, NEGROS, CIGANOS, QUILOMBOLAS, RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS, EM SITUAÇÃO DE RUA E LGBT, ESTIVERAM PRESENTES NO EVENTO E PARTICIPARAM DE UMA RODA DE DIÁLOGO COM O TEMA: “OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA SAÚDE”, NESTA RODA FORAM APRESENTADAS VIVÊNCIAS, E EXIGIDA SOLUÇÕES.
EM MESA, FORAM DEBATIDOS: “PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS ORGANIZADOS PELO DIREITO À SAÚDE”, DESTACANDO OS IMPACTOS, COMO TAMBÉM, “AS DETERMINAÇÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE SAÚDE”.
TIVEMOS COMO ATRAÇÕES: MACULELÊ DO MESTRE TUNICO E JURANDIR, NO PRIMEIRO DIA DO EVENTO; TORÉ XUCURU CARIRI (MATA DA CAFURNA) NO SEGUNDO E DANÇA AFRO-PRIMITIVA (MÃE NEIDE) NO TERCEIRO DIA.
ALÉM DAS ATRAÇÕES, HOUVE CAFÉ REGIONAL, COQUETEL E APREZENTAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO DENGUE (Dr. DRÁUZIO VARELA), DEPOIS DO INFORME SITUACIONAL EPIDEMIOLÓGICO DENGUE EM ALAGOAS POR CHARLES NUNES E SILVA – DIVEP (SESAU). E A EXIBIÇÃO DO FILME PROJETO GIRA DA TRADIÇÃO: CULTURA IMATERIAL DA CIDADE DE MACEIÓ DA PRODUÇÃO DE GLAUBER XAVIER (PRESENTE NO SEMINÁRIO), CLÉBIO ARAÚJO E AMAURÍCIO DE JESUS.
O SEMINÁRIO FOI CONCLUÍDO COM TRABALHOS EM GRUPO ONDE FOI DISCUTIDA A DIVERSIDADE DE SUJEITOS VISIBILIZANDO A NOSSAS IDENTIDADES, SOCIALIZANDO E SISTEMATIZANDO ESTES TRABALHOS – ESTREITANDO LAÇOS E SOCIALIZANDO AS DEMANDAS PELO QUAL FORAM ENCAMINHADAS PROPOSTAS PARA SER COLOCADAS NA CARTA QUE SERÁ ENVIADA AO MINISTÉRIO DA SAÚDE. A EQUIPE NUPS-SMC/AL PARTICIPOU DA CONSTRUÇÃO DESTA CARTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário