Clique aqui para ver mais fotos |
NO DIA 24 DE MAIO DE 2010, APARTIR DAS 8H, NO RECANTO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, MACEIÓ/ AL, OCORREU O “FÓRUM DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE DE ALAGOAS”, REALIZADO PELO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE (LEPS/UFAL); SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE ALAGOAS (SESAU); SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE (SUVISA); DIRETORIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (DIPS), CUJO OBJETIVO FOI A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO ESTADO DE ALAGOAS. ESTAVAM PRESENTES PROFISSIONAIS, ESTUDANTES, CONSELHEROS E TÉCNICOS DA ÁREA DA SAÚDE, COMO TAMBÉM, MOVIMENTOS SOCIAIS; LIDERANÇAS E EDUCADORES POPULARES. DO NUPS DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS (NUPS-SMC/AL), ESTEVE PRESENTE COMO TÉCNICA CLAUDIA NUBIA MARQUES LIBERALQUINO DA EDUCAÇÃO LICENCIADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UFAL/ AL E PÓS-GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA - UCB/ RJ.
O EVENTO TEVE INÍCIO COM CAFÉ DA MANHÃ, DINÂMICA DE ACOLHIMENTO COM GLEDSON REIS/ PE.
EM SEGUIDA, SANDRA CANUTO/ AL DEU ABERTURA COM INTEGRAÇÃO CULTURAL E SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS (EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS JÁ REALIZADOS PELOS PARTICIPANTES). DANDO SEGUIMENTO COM A RODA DE CONVERSAS E DIÁLOGOS SOBRE A CONJUNTURA E A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E SEUS COLETIVOS COMO: MOPS; NUPS; ANEPOP ENTRE OUTROS. THERESA SIQUEIRA, ELIANA PADILHA, FÁTIMA E SUELY NASCIMENTO COORDENARAM TODO O EVENTO.
APÓS O ALMOÇO, HOUVE UMA INTEGRAÇÃO CULTURAL, NOVAMENTE COM A DIREÇÃO DE GLEDSON. COMO TAMBÉM, UMA SOCIALIZAÇÃO DAS PEQUENAS RODAS DE CONVERSA COM OS COLETIVOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA FINALIDADE DE CRIAR UMA AGENDA COM O RESPECTIVO TÍTULO DO FORÚM, NO QUAL FORAM SUGESTIONADAS VÁRIAS PROPOSTAS, TAIS COMO: CAPACITAR OS PROFISSIONAIS PARA IDENTIFICAR A PROBLEMÁTICA POPULAR, UTILIZANDO-SE DE DIAGNÓSTICOS SITUACIONAIS E PARTICIPATIVOS. EXEMPLO: NO CASO DA PROBLEMÁTICA DE UM MUNICÍPIO PESQUISADO FOI A “FALTA DE SEGURANÇA”, A SOLUÇÃO PODERIA SER A IMPLANTAÇÃO DE UM “POLICIAMENTO COMUNITÁRIO” NAQUELA REGIÃO.
Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário