PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

segunda-feira, 19 de março de 2012

2012 - TÉCNICA DO NUPS PARTICIPA DO III FÓRUM JAREDE VIANA EM 14 DE MARÇO.


Esteve presente no evento, representando o Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL a advogada e técnica do NUPS Maria Valéria Lima, que prestigiou o III Fórum Jarede Viana junto aos profissionais da saúde, servidores públicos, estudantes universitários, entre outros.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas – SESAU/AL no dia 14 de março de 2012, no Maceió Mar Hotel, para se discutir questões relativas ao sexo feminino. O evento deste ano teve como debate estratégias para o enfrentamento da violência e fortalecimento de políticas da Promoção da Saúde.

Durante a programação, a Lei Maria da Penha foi destaque na palestra ministrada pela promotora do Ministério Público Estadual (MPE) Stela Valéria Cavalcanti, que citou uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo (FPA), onde mostra que: a maioria das mulheres ou estão desempregadas, ou em subempregos, ou dependendo dos maridos. Ressaltou ainda, as conquistas do sexo feminino nos últimos anos, entre elas: a igualdade de direitos e a participação maior do homem nas obrigações familiares. 

“A maior de todas as conquistas foi a Lei Maria da Penha, que ajuda na proteção da mulher. Esse combate é importante, pois a violência ainda está no topo das preocupações da mulher, vindo antes da violência urbana e do câncer de mama. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 70% dos assassinatos ainda são praticados por companheiros”, complementou a promotora Stela.


Em seguida, a Superintendente de Vigilância em Saúde da SESAU/AL, Sandra Canuto, também destacou a importância da legislação, dizendo:



“O Nordeste ainda sofre muito com a violência. A mulher ainda denuncia pouco, mas, com a Lei Maria da Penha, isso já melhorou bastante. Estamos trabalhando a violência em Alagoas, o que não é fácil. Ou trabalhamos nas escolas ou nosso esforço será em vão”.

A programação contou com um painel sobre Feminismo e Saúde na Contramão da Violência, onde a advogada e consultora internacional da Instituição Pernambucana Gestos, Juliana Araújo César falou sobre o tema: “Soropositividade, Comunicação e Gênero”, focando a relação entre o vírus HIV e a mulher. 

Nesta terceira edição do Fórum Jarede Viana foram homenageadas cinco mulheres que se destacaram no desenvolvimento de políticas públicas.

Irmã Norberta Milanesi; a Superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto; a Yalorixá Mãe Neide; a fundadora do Instituto para a Democracia SOS Corpo, Betânia Ávila e a pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas, Sônia Cavalcanti.



A técnica da SESAU, Maria de Fátima Melo, também recebeu um buquê de flores por seu trabalho no órgão.

À tarde foram realizadas as oficinas com os temas: Enlace ente Feminismo, Saúde e Sexualidade, com Ana Pereira, da Secretaria de Assistência Social de Maceió; A Mulher e o Poder, com Elvira Barreto, da UFAL; e a Lei Maria da Penha e os Direitos da Mulher, com a promotora Marluce Falcão. A ideia das oficinas foi de desmistificar tabus e estereótipos e possibilitar reflexões acerca do ativismo político para a redução das vulnerabilidades pessoal e social.


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário