PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

sábado, 10 de março de 2012

2012 – TÉCNICA DO NUPS É ESCOLHIDA POR REPRESENTANTES DA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS PARA COORDENAR PROJETO DE EPS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS.



Ocorreu na manhã do dia 09 de março na sede do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL, no primeiro andar do prédio da Secretaria Municipal da Educação, uma reunião entre as Assistentes Sociais e representantes da Promoção da Saúde do Estado Malu Albuquerque e Michelle Gama do Núcleo de Escolas Promotoras da Saúde (EPS), no qual apresentaram o “Projeto Promoção da Saúde nas Escolas Alagoanas” e firmaram parceria com o município de São Miguel dos Campos através dos Secretários Municipais de Saúde Aldo Vieira e da Educação Maria do Amparo Carvalho de Farias que assinaram a Carta Compromisso autorizando a implantação no município da iniciativa de Escolas Promotoras de Saúde (EPS) através de Projetos que irão trabalhar todos os eixos da Promoção da Saúde na escola, além da criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas – CIPAVE, fazendo menção a Lei 6.993/08.
 
O Colégio Esther Soares Torres, foi escolhido como "Piloto”. Nele serão implantados os projetos. Os resultados positivos deverão ser repassados para as demais escolas que apresentarem as mesmas necessidades.
Na reunião esteve presente além dos Secretários Municipais da Saúde e Educação e as representantes da Diretoria de Promoção da Saúde do Estado, a diretora da escola escolhida, o Coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE) da Educação Nelson de Barros e os representantes do NUPS Márcio Barros e Claudia Liberalquino.

A bióloga/ Psicopedagoga e técnica do NUPS Claudia Liberalquino foi escolhida pela equipe do estado para Coordenar este projeto no qual tem como objetivo consolidar a estratégia regional de EPS, através do desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de fatores de risco no âmbito escolar, explorando questões atuais relativas a saúde, estimulando a adesão de hábitos saudáveis, desenvolvendo a capacidade individual e social de alunos para alcançar melhores resultados de aprendizagem e elevar o nível de qualidade, fortalecendo a articulação intersetorial no campo da Saúde e Educação.

“A educação para a saúde no âmbito escolar é um direito fundamental de todos os meninos e meninas. A saúde esta entranhavelmente ligada ao aproveitamento escolar, à qualidade de vida e à produtividade econômica ao adquirirem e construírem conhecimento sobre a saúde infantil e a juventude, são adquiridos valores, aptidões, destrezas e práticas necessárias para a vida sã. No processo a capacidade de formar e fortalecer comportamentos e hábitos salutares é adquirida. Neste sentido meninos, meninas e jovens se transformam em sujeitos capazes de influenciar mudanças em beneficio da saúde de suas comunidades” (OPAS, 1995). 
Veja outras fotos no Orkut "NUPS-SMC/AL"


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

4 comentários:

  1. Amei Claudia, adorei as notícias são ótimas. Contem comigo pra arregaçar as mangas e colocar as coisas para frente. Amo Promoção da Saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza minha amiga... Trabalho é o quê não vai faltar!

      Excluir
  2. Até que fim maninha, tudo tem sua hora, de PSE a EPS, vamos arregaçar as mangas e tentar melhorar a situação de nossas escolas. Agora bem melhor NUPS, PSE e EPS, todos juntos para o alcançe de um objetivo comum.

    Parabéns Claudia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada mano!
    Certamente com a união destes três setores, o apoio dos nossos gestores e a força de vontade para trabalhar, vamos obter ótimos resultados para a nossa comunidade escolar e entorno.

    ResponderExcluir