Ocorreu no dia 09 de fevereiro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o lançamento do Projeto “Trânsito e Paz, miguelense é quem faz”.
O cerimonial teve início ás 14h30min, onde foi composta a mesa por uma representante da Diretora Municipal de Vigilância em Saúde; pela Diretora da Promoção da Saúde – DIPS/SESAU/AL Eliana Padilha e pelos Secretários Municipais da Educação Maria do Amparo Carvalho Farias e da Saúde Dr. Aldo Vieira. Onde cada um, proferiu algumas palavras.
Em seguida, a Diretora da Promoção da Saúde do Estado Eliana Padilha falou sobre a importância do trabalho da Promoção da Saúde como um todo e especificou os trabalhos desenvolvidos pela equipe do NUPS de São Miguel dos Campos/AL, enfatizando a necessidade do apoio da nova gestão para o desenvolvimento dos projetos idealizados por este Núcleo tão atuante no estado.
Dando prosseguimento, Eloy Yanes Martin técnico da DIPS/SESAU/AL e integrante do Comitê para Redução da Morbimortalidade por Acidentes no Trânsito, falou sobre a importância de se criar um projeto como este que tem como objetivo reduzir a morbimortalidade por acidentes no trânsito através da construção de uma cultura de paz e não violência no município de São Miguel dos Campos/AL, conscientizando pedestres, passageiros, condutores de automóveis, motociclistas e ciclistas sobre a importância de atitudes cidadãs voltadas para o bem-estar da coletividade.
Foi apresentado o vídeo sobre as “Ocorrências de Trânsito no Município de São Miguel dos Campos/AL”. De acordo com Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria Municipal de Saúde os acidentes no trânsito ocupam 2º lugar em mortes neste município. E 3º no Estado. Esta triste realidade motivou a equipe do NUPS a elaborar um projeto que pudesse minimizar este quadro. Assim, surgiu o Projeto “Trânsito é Paz, miguelense é que faz”, que após ser elaborado, foi encaminhado ao Ministério da Saúde do Governo Federal, e, aprovado.
Após o vídeo, o coordenador do NUPS Márcio Barros apresentou o Projeto aos presentes e abriu discussão sobre as ações que serão realizadas em parceria com a SMTT, CIRETRAN, SMSU, PM, PRF e AMAS.
A técnica do NUPS Claudia Liberalquino explicou que as ações poderão ser alteradas de acordo com a dinâmica do processo. E que o NUPS serviria de elo para unir os setores e parceiros envolvidos no projeto. Ressaltou ainda que todas as propostas serão bem vindas, ouvidas e em conjunto decididas com a finalidade dos melhores resultados. Ela também sugeriu a representante da 2ª CRE e aos do CIRETRAN a possibilidade de haver para alunos do Ensino médio - 3º Anos, aulas extracurriculares (educação para o trânsito, sinalização, primeiros socorros, entre outras); como também, capacitação em curso de formação de Instrutor de Trânsito (teórico-técnico) para professores com obtenção de Certificado e carga horária de 136 h/aula administrado pelos técnicos da Coordenadoria de Educação do DETRAN/AL. Resultando no seguinte: os alunos aprovados, receberiam certificado autenticado pelo DETRAN e poderiam abrir processo para a 1ª habilitação ao completar 18 anos. Sendo preciso apenas realizar as aulas práticas e o exame médico exigido por lei.
Já para o ensino fundamental ela sugeriu a preparação de alunos, por exemplo: da 4ª Série, pois nesta etapa da vida as crianças apresentam mais condições de construir conhecimentos sobre o tema; haveria palestras para os pais e professores apresentando a realidade local, ministradas por policiais e/ou guardas de Trânsito municipal, ou até mesmo, com pessoas do próprio CIRETRAN; confeccionaríamos cartilhas e realizaríamos a formação de Agentes de Trânsito Mirins (com diploma de honra ao mérito, distintivo, uniforme e cerimonial), e estes seriam nossos agentes multiplicadores para a comunidade em geral.
Enquanto aos mototaxistas, também público alvo do projeto, foi enfatizado a estes, que seriam disponibilizadas capacitações como: Educação no trânsito; Direção defensiva; Segurança; 1º socorros, etc.
No evento, fizeram-se presentes os Secretários Municipais da SMTT José Honório da Silva e da SMSU Moacir Carlos da Silva, representantes do CIRETRAM e diretores das Escolas Estaduais (Ana Lins e Tarcísio Soares Palmeira) e das Escolas Municipais (Luzinete e Lindalva Jatobá e Mário Soares Palmeira). Além do Coordenador do PSE da Educação Nelson de Barros, uma representante do Conselho Municipal de Saúde e as novas técnicas do NUPS Valéria Lima e Renata Sá.
Click aqui para ver outras fotos no Orkut do NUPS-SMC/AL.
Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.
Muito bem equipe do NUPS/São Miguel, é um prazer estar sempre com vocês participando no processo de articulação intersetorial, promovendo a melhoria da qualidade de vida em nosso município.
ResponderExcluirAbraço no coração de vocês
Nelson de Barros Cruz Junior
Coordenado Municipal do PSE na Educação
O prazer é todo nosso Nelson!
ResponderExcluir