A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Promoção da Saúde realizou no dia 02 de agosto de 2012, a partir das 8h, no Auditório do Maceió Mar Hotel, situado na Ponta Verde - Maceió/AL, um encontro com profissionais da saúde e educação, cujo objetivo prioritário foi consolidar no campo alagoano a formação de Escolas Promotoras de Saúde através do desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de fatores de risco no âmbito escolar, explorando questões atuais relativas à saúde, estimulando estilos de vida saudáveis para toda comunidade escolar condizentes com a promoção da saúde, embasado em duas grandes áreas: Educação para a Saúde e Construção de Ambientes Saudáveis na Escola, desenvolvendo a capacidade individual e social da comunidade escolar para elevar o nível de qualidade de vida, bem como, fortalecer a articulação intersetorial no campo das políticas públicas.
Esteve presente a técnica do NUPS e Coordenadora do EPS de São Miguel dos Campos Claudia Liberalquino juntamente com as representantes do Colégio Esther Soares Torres (projeto piloto): Cícera de Castro (Diretora), Maria Loureiro (Coordenadora) e Janúsia Figueiredo (professora).
A psicóloga Maria José Castro, mestre em Saúde Pública com ênfase em saúde coletiva, proferiu a palestra de abertura sobre a Inclusão da Política Nacional de Promoção da Saúde no Planejamento Escolar. Segundo ela:
“Saúde não é apenas direito à assistência médica, e sim, uma ação integral. O direito à Saúde abrange ainda um ambiente saudável, por mais que o conceito hegemônico relacione saúde à doença. Por essa razão, ao pensar ações conjuntas, é preciso que pais, profissionais da saúde, professores e estudantes acreditem num mundo melhor”.
Em seguida, Giovanna Carneiro Chaves (Psicóloga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, com Especialização em Gestalt - Terapia, Educação Especial, Testes Psicológicos e Psicodiagnósticos, Terapeuta Holística e Bacharela em Artes Plásticas), prosseguiu com a palestra: Bullying - A Síndrome da Humilhação.
Em continuidade, Fábio Rogério Teixeira (Diretor de Educação para a Paz – SEPAZ) proferiu algumas palavras sobre: Comportamento Emocional e Cultura de Paz.
O encerramento do encontro foi abrilhantado com as orientações do Major Valdenize do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD/ PM de Alagoas, cujo tema foi a Abordagem Prática para o Combate as Drogas e Violência na Escola.
Para ver todas as fotos Click aqui.
Matéria publicada: Claudia Liberalquino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário