Ocorreu no dia 02 de agosto de 2012 na sede da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos/AL, uma reunião organizada pelo NUPS, cujo objetivo foi promover a articulação entre os órgãos públicos (SMTT, DETRAN/ 8º CIRETRAN, SMSU, Delegacia, PM, Promotoria, 2ª CRE), associações (de bairros e Mototaxistas) e representantes das escolas (estadual e municipal) envolvidas no Projeto “Trânsito e Paz, miguelense é quem faz” idealizado pelo NUPS-SMC/AL, no sentido de desenvolver um trabalho de prevenção aos acidentes de trânsito que vem ocorrendo neste município. Além dos representantes dos órgãos, associações e escolas acima citados, estiveram presentes: Eloy Yanes e Rosa Emília da Diretoria de Promoção da Saúde do Estado de Alagoas – DISP/SUVISA/SESAU e klebson Ricardo e Maria Amélia
do DETRAN de Alagoas.
Eloy Yanes informou aos presentes que foi lançado pelo Governo Federal o “Projeto Vida no Trânsito” e que o Estado de Alagoas foi um dos contemplados para desenvolver ações de prevenção, visto que possui índices alarmantes de causa-morte pelo trânsito. São Miguel dos Campos foi um dos municípios escolhidos por estar localizado em uma área de BR, por ter uma Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e por possuir um Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS) que poderá realizar a articulação necessária para a efetivação das ações junto com os parceiros.
“Com o engajamento de todos os envolvidos neste processo será possível reduzir os números de morte por acidentes no trânsito e propiciar a conscientização através dos trabalhos educativos”. (Ressaltou Eloy Yanes).
Ao ser indagado durante a reunião sobre: Como o município iria desenvolver ações de prevenção de acidentes no trânsito? Eloy Yanes esclareceu:
"O Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos possui um projeto denominado “Transito e Paz, miguelense é quem faz” com o qual, será possível desenvolver as diretrizes necessárias para que professores da rede escolar pública e alunos sejam capacitados com o apoio do DETRAN/AL”.
Os técnicos klebson Ricardo e Maria Amélia do departamento de Educação do DETRAN/AL enfatizaram que algumas atitudes rotineiras como: usar faixa de pedestre, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, auxiliar idosos e pessoas com deficiência no trânsito, utilizar os acessórios exigidos por lei em seus veículos, capacitar professores/alunos e técnicos sobre o tema: trânsito e seus desdobramentos, entre outras posturas, são passos importantes para a promoção da cidadania na prevenção dos acidentes de trânsito.
Foi pensando nessas questões que o NUPS criou e apresentou na reunião uma cartilha educativa que servirá para transmitir os princípios básicos de segurança no trânsito para os escolares, procurando conscientizá-los sobre a importância de manterem preservadas as suas integridades físicas e de seus semelhantes, quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres ou passageiros, contribuindo para a formação de uma consciência cidadã.
Ao final da reunião, todos os parceiros presentes, firmaram compromisso para o desenvolvimento do referido projeto.
Para ver mais fotos click aqui.
Postagem: Claudia Liberalquino
Nenhum comentário:
Postar um comentário