A implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde, através da Portaria MS/GM n° 687 de 30 de março de 2006, tem colocado vários desafios para a sua implementação tanto para os Estados, como também para os municípios. Faz-se necessário aprofundar o debate, buscando estratégias coletivas que contribuam para o fortalecimento dessa Política. E com esse propósito, a Diretoria de Promoção da Saúde/DIPS promoveu o Encontro Estadual de Promoção da Saúde.
O evento aconteceu no auditório do Ritz Suítes Hotel, no bairro de Cruz das Almas em Maceió/AL, no dia 10 de abril de 2013 em horário integral.
Eliana Padilha (diretora da DIPS) falou sobre: “A evolução da Promoção da Saúde no Brasil (incentivos do Governo Federal); Políticas Públicas Saudáveis: habitação, saneamento básico, segurança alimentar, educação, renda mínima (Bolsa Família); A implantação dos NUPS (núcleos municipais) e que quase todos os municípios alagoanos receberam incentivos de recursos financeiros e das estratégias para a implementação: Estruturar e fortalecer a Promoção de Saúde no SUS; Estimular ações de Promoção de Saúde; Prática de atividade física; Tabagismo; Alimentação Saudável e Acidentes de trânsito no eixo da Cultura da Paz”.
Falou também da CRIAÇÃO DE UMA ÁREA TÉCNICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (EQUIPE) e finalizou com informações sobre os editais que serão lançados pelo Ministério da Saúde este ano e que é de fundamental importância que os gestores municipais entendam que o caminho para melhorar a saúde nos seus municípios é praticando a prevenção e que por isso entendam que os Núcleos Municipais (NUPS) precisam da colaboração e o apoio da Gestão.
Leia mais a respeito aqui.
Matéria: Ana Paula de Barros Wanderley.
Revisão da Matéria e Postagem: Claudia Liberalquino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário