O Centro de Referência Especializada da Assistência Social - CREAS, promoveu um evento com palestras, em homenagem ao dia 16/05/12, referente ao Dia Nacional ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e Adolescente, realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde estavam presente representantes de vários setores do município, inclusive do NUPS-SMC/AL (o coordenador e administrador, Márcio Barros e a técnica e advogada Valéria lima).
TÉCNICA E COODENADOR DO NUPS-SMC/AL: VALÉRIA LIMA E MÁRCIO BARROS. |
O evento teve início com a palavra da Secretária da Assistência Social, Betinha de Paula explanação sobre o tema: Combate ao abuso e exploração sexual de criança e do adolescente onde comemoramos no 18 de maio.
Seguindo com a palavra do coordenador do CREAS, Sr. Janderson Aquino, falando do funcionamento deste setor, que realiza campanhas sócias educativas, curso de inclusão produtiva promove espaços de discussão a cerca da garantia dos direitos sociais, realizam busca ativa de novos casos de violência e etc. Onde presta serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, promovendo a interação de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para seus usuários, envolvendo um conjunto de profissionais (coordenador, assistente social, pedagogo, psicólogo, orientador comunitário e advogado) e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado.
Em sua palavra Janderson concluiu frisando: É através do medo, que impera o silenciar, temos que deixar de lado, sem ele poderemos salvar uma vida.
Logo após houve a palavra do presidente do Conselho Tutelar de nosso município Gilliard Ferreira, apresentando o funcionamento do setor, mencionado dados estatísticos relacionados aos tipos de violências e ocorrências de denúncias realizadas por telefone, presencial ou de outras formas, divididas por bairro.
Finalizando com as palestras o médico pediatra e representante do conselho estadual da criança e adolescente com o tema: Promoção dos direitos da criança e adolescente, regido dos artigos: 227 da CF e 4º do ECA.
Ao término do evento foi oferecido um coquetel aos participantes.
Matéria escrita por: Márcio Barros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário