Representantes do NUPS-SMC/AL Márcio Barros e a Técnica Valéria Lima fizeram-se presentes, nos dias 14 e 15 de junho de 2012, no Recanto do Sagrado Coração de Jesus no Bairro da Serraria, Maceió/AL, uma Oficina do Câmbio de Conhecinetos: Reduzindo Danos e Fortalecendo Brilhos, realizado pela DIPS/SUVISA/SESAU. Estavam presentes na referida atividade representantes: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Secretaria Municipal de Assistência Social. Todos agradeceram o convite e falaram da importância do evento, no ensejo a Coordenadora do consultório de Rua do Ministério da Saúde, Maria de Fátima, enfatizou que os moradores de rua só querem o reconhecimento para ser assistidos nas políticas públicas, e que as ações de gabinetes não fiquem entre quatro paredes, pois no olhar dela isso não funcionam, onde todos são cidadãos e merecedores de seus direitos.
Segundo Roberta Jorgina Jorge, em novembro de 2009, Maceió foi implantado os primeiros consultórios na rua, cuja denominação - Fique de boa, iniciaram em novembro de 2009, onde foram contemplados 04 consultórios pelo MS, em breve implantarão mais dois.
Durante o evento houve apresentações de Experiências Sociais em tela: estratégias de redução de danos com: Marta Meireles - Psicóloga e Coordenadora do Programa "Entre Nós" de Sorocaba/SP, Terezinha Guimarães - Assistente Social e Coordenadora do DANT'S/SSO - Olinda /PE, Jorgina Sales Jorge - Professora da Escola de Enfermagem e Farmácia/Universidade Federal de Alagoas e Coordenadora do Consultório de Rua de Maceió/AL, tendo como reflexão e mediação Maria de Fátima Marques - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa - Ministério da Saúde. Logo após houve uma mesa redonda com Alexandre Trinos - representante da Atenção Básica do Ministério da Saúde, o qual frisou que o Consultório de Rua está ligado nas ações da Atenção Básica e Andréia Leite Valério - Assistente Social e Mestra em Políticas Sociais e Cidadania/Técnica do Programa Liberdade e Cidadania/Coordenadora da Equipe do Consultório de Rua de Salvador/CETAD a qual explicitou sua experiência.
Após o almoço houve apresentação das experiências e realização de vivências nas tendas, encerrando com uma roda de bate papo entre os participantes e expositores.
O segundo dia de encontro iniciou com as Experiências Sociais em Tela: fortalecendo brilhos! Apresentação do Projeto de Inclusão Cultural - Neide Oya D'Oxum (Maria Neide Martins), apresentação do CAPS Noraci Pedrosa - Sidney José Arruda Pimentel, sob-reflexão e mediação de Raquel Barros - Psicóloga e fundadora da Associação Lua Nova - Sorocaba/SP, por conseguinte teve a sequência das atividades com a apresentação; Combinando experiências e boas práticas e realização de vivência nas tendas.
O Governo Federal promulgou um Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acolhimento e Monitoramento. O Consultório na Rua é formado por uma Equipe Multidisciplinar de Redutores de Danos: enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, teatrólogo, artesã, auxiliar de enfermagem e estudantes universitários. Este tem o objetivo de Promover uma abordagem na perspectiva da redução de danos voltada à população vulnerável, principalmente, crianças, adolescentes em situação de rua, repeitado o contexto cultural e contribuindo para a redução de lacuna assistencial.
Matéria escrita por: Márcio Barros.