PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

2011 – COORDENADOR DO NUPS-SMC/AL PARTICIPOU DA 11ª EXPOEPI EM BRASÍLIA/DF, NO PERÍODO DE 31 DE OUTUBRO A 03 DE NOVEMBRO DO CORRENTE ANO.

Ocorreu no período de 31 de outubro a 03 de novembro do corrente ano, a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF, onde esteve presente o coordenador do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL Márcio Barros.

A solenidade de abertura da 11ª Expoepi ocorreu em tom de agradecimento aos trabalhadores de saúde que vem contribuindo para a construção e o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente os que atuam na área de vigilância em saúde.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre as mudanças na vigilância em saúde ao longo dos 11 anos de existência da EXPOEPI e sobre a contribuição dada pelos profissionais de vigilância para auxiliar na compreensão das alterações operadas na saúde pública e na sociedade, “preparando, analisando e refundando, se necessário, o Sistema Único de Saúde para dar conta de todas essas mudanças”. O ministro lembrou que há 11 anos o país iniciava o processo de descentralização das ações de vigilância epidemiológica. “Foi graças a esse trabalho que hoje, em 2011, temos a menor taxa de incidência de malária dos últimos 25 anos, graças a uma forte rede capilarizada de diagnóstico rápido e tratamento da doença”, exemplificou o ministro. Após a solenidade de abertura, o mesmo, inaugurou a exposição “A História da Vigilância em Saúde – Ontem e Hoje”, que foi cedida pela Secretaria Municipal de São Paulo, onde conta fatos relevantes da vigilância ao longo da história brasileira, como a criação das primeiras escolas médicas, em 1808, a partir da vinda da coroa portuguesa para o Brasil, e a reforma de Carlos Chagas, em 1920, quando foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, com ênfase no controle de endemias rurais. A exposição contou ainda sobre a chegada do “vírus vacênico” da varíola ao Brasil, em 1804: em uma época em que as viagens eram longas e a tecnologia para armazenamento de produtos biológicos era incipiente, ele decidiu inocular o vírus vacênico em um dos escravos que o acompanhava, fazendo com que ele fosse transmitido de um para outro, até a chegada ao Brasil.
Estiveram presentes à cerimônia, o representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Diego Victoria, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Nardi, a Coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravo Não Transmissíveis do Ministério da Saúde Deborah Malta, entre outros.
O evento contou com mostra competitiva, reuniões técnicas, palestras, mesas redondas e painéis onde foram discutidos temas de cunho técnico-científico relevantes para a vigilância em saúde, onde estimulou o intercâmbio de experiências entre os serviços das três esferas de gestão do SUS. 
O encerramento do evento ocorreu com a premiação de experiências apresentadas pelos serviços de saúde estaduais e municipais que se destacaram no campo da vigilância em saúde.

Fotos no Orkut do NUPS-SMC/AL.



Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário