Ocorreu nos dia 04 e 05 de outubro de 2011, no Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde, Maceió/AL, o Encontro de Escolas Promotoras de Saúde (EPS), com a participação das Coordenadoras escolares: Roselma da Silva pela Escola Estadual Ana Lins e Maria Coelho pela Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, além da Diretora Adjunta Genivânia dos Santos, também representante, desta última escola citada. Assim como, a Diretora Municipal da Atenção Básica Simone Jordão e a equipe do Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS), com o Coordenador Márcio Barros e a Técnica Claudia Liberalquino que fizeram-se presentes nesta capacitação representando o município de São Miguel dos Campos/AL.
O evento teve início com a palavra da Superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Alagoas Sandra Canuto.
A palestra de abertura da capacitação ocorreu às 9h do dia (04.10.11) e foi ministrada pelo médico Carlos Silva da Associação Brasileira de Pós- Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO/RJ) que abordou o tema “Importância das Escolas Promotoras de Saúde para a Promoção da Saúde”.
Em seguida a nutricionista Mônica Dâmazo da DIPS/SESAU/AL reportou-se sobre a “Implantação dos 10 passos para a alimentação saudável nas escolas”.
Em seguida foi realizada a Oficina de Metodologia com a formação de um círculo onde foi debatido, compartilhardo vivências, ideias, sugestões referentes aos temas abordados. Este dia foi finalizado com uma atividade de relaxamento.
Na sequência, o educador físico Sidney também da DIPS do estado/AL falou sobre “Academia da Saúde e Atividade Física nas Escolas”. E, Julio Cesar do Núcleo Qualidade de Vida do Servidor Público falou sobre “A Saúde do Professor”.
Já no segundo dia (05.10.11) da capacitação, após o exercício de alongamento, foi administrada a palestra: “Atenção à Saúde”, com Maria Verônica da Diretoria de Atenção Básica (DAB) do Estado/AL.
Em seguida, a psicóloga e professora Ana Pereira da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), falou sobre o tema: “Trabalhando a Sexualidade/ Diversidade nas Escolas”.
E, posteriormente foi apresentada a palestra: “Identificação dos Sinais de Violência nos Escolares" pelo médico pediatra Cláudio Soriano”.
E na sequencia: “Segurança no Trânsito Escolar”, pelo Coordenador de Operações da SMTT de Maceió Thales Ronnan; “A Importância da Implantação da Ficha de Notificação de Violência”, pela Assessora da Diretoria da DIPS/SESAU Vanessa Carneiro; “CIPAVE – uma Estratégia de Promoção da Saúde e Ambiente Seguro”; “Tecendo Redes de Promoção da Saúde nos Municípios Alagoanos”.
No encerramento das atividades, a professora Jorgina Sales falou sobre: “Redução de Danos".
O objetivo desta capacitação foi possibilitar o desenvolvimento de ações em saúde no ambiente escolar e por meio deste, fortalecer a Política Estadual de Promoção da Saúde, estimulando o debate sobre os Determinantes Socais da Saúde, e, o Intercâmbio de Ações Intersetoriais e Alternativas que visem à melhoria da qualidade de vida da população. Entre estes determinantes estão o incentivo as práticas sociais, novas metodologias de planejamento no ensino, reflexões, discussões e mudanças de paradigmas.
"Para que essas mudanças aconteçam na prática, será necessária uma maior interdisciplinaridade e comprometimento entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, maior atuação do Programa Saúde na Escola (PSE) e acréscimo de contingente humano para trabalhar junto aos técnicos que atuam nos Núcleos de Promoção da Saúde. Em São Miguel dos Campos, por exemplo, só há dois técnicos, Márcio Barros pela Saúde e eu pela Educação. Quanto mais gente se empenhar melhores resultados teremos!" (Bióloga/ Psicopedagoga e Técnica do NUPS-SMC/AL Claudia Liberalquino).
Veja fotos deste evento no ORKUT: NUPS-SMC/AL
Veja fotos deste evento no ORKUT: NUPS-SMC/AL
Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.