PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

terça-feira, 1 de outubro de 2013

2013 - REUNIÃO COM A EQUIPE RESPONSÁVEL PELOS PROJETOS DE ATIVIDADE FÍSICA E NUTRICIONAL DO NUPS EM 10 DE JUNHO.

          
          
É importante que a equipe se reúna periodicamente para debater as ações que serão realizadas ao longo do ano vigente. E assim, trocar informações necessárias para a continuidade das ações planejadas, analisando todo o processo e dinâmica (pontos: positivos e negativos). E com eles, buscar novas formas de agir. Esse planejamento vai nos servir de bússola, para nos orientar na nova e longa caminhada.
Postagem: Claudia Liberalquino.

2013 - REUNIÃO COM ALUNOS DO PROJETO GINGA SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL, NA TARDE DE 06 DE JUNHO.

Técnicas do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL, juntamente com o Professor de capoeira, reúnem-se com alunos do Projeto Ginga São Miguel dos Campos, no turno vespertino, na Escola Municipal Mário Soares Palmeira, a fim de repassar informes sobre o projeto.

      
                                                        Postagem: Claudia Liberalquino.

2013 - CREMAL PROMOVE FÓRUM DE FISCALIZAÇÃO EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL EM 06 DE JUNHO.

O Conselho Regional de Medicina de Alagoas - CREMAL promoveu na manhã do dia 6 de junho de 2013, no auditório da Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos/AL, às 9h, o Fórum de Fiscalização para os municípios de Jequiá da Praia, Boca da Mata, Anadia, São Miguel dos Campos e Roteiro. A atividade foi destinada aos Secretários Municipais de Saúde, Coordenadores e Equipes dos Postos de Saúde da Família (PSF).  Leia mais aqui.
        
        
        
Postagem: Claudia Liberalquino.

2013 - REUNIÃO COM ALUNOS DO PROJETO GINGA SÃO MIGUEL DOS CAMPOS NA MANHÃ DE 05 DE JUNHO.

Técnicas do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos e Professor de capoeira reúnem-se com Diretora da Escola Municipal Mário Soares Palmeira e convoca reunião com alunos do Projeto Ginga São Miguel dos Campos no teatro da Casa da Cultura, no turno matutino, a fim de repassar informes sobre o projeto.

       
       
Postagem: Claudia Liberalquino.

2013 - COORDENADORA DO NUPS-SMC/AL É CONVIDADA A SER REPRESENTANTE DO PSE/SAÚDE NO MUNICÍPIO EM 05 DE JUNHO.

O Coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE/Educação) Nelson Cruz e a Diretora Municipal da Atenção Básica Andrelina Mangueira da Secretaria Municipal da Saúde de São Miguel dos Campos/AL convidam Claudia Liberalquino para ser a representante do (PSE/Saúde) no Programa Saúde na Escola do Município.
       
Postagem: Claudia Liberalquino.

2013 - DIA MUNDIAL SEM TABACO EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL. (PERÍODO DA AÇÃO: 31 DE MAIO À 13 DE JUNHO).

Ocorreu no dia 24 de maio de 2013, às 9h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião convocada pelo Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL, com intuito de realizar planejamento com parcerias: EPS, PSE, NASF, Aluno da UNCISAL, 2ª CRE e Setor Diversidade da Secretaria Municipal de Educação.

Juntos, planejaram ações referentes ao “Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio”. Foram escolhidas para primeiro momento, 02 (duas) escolas municipais (Escola Imaculada Conceição e Colégio Esther Soares Torres) e 02 (duas) escolas estaduais (Escola Ana Lins e Escola Tarcísio Soares Palmeira), para a realização de palestras, panfletagem com informações sobre os malefícios do tabagismo. Alunos apresentaram peças teatrais, paródias e cartazes alusivos ao tema. Foram escolhidos e premiados os melhores trabalhos.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 31.05.13 (sexta) – Campanha através da internet – Pagina do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos no FACEBOOK. (POSTAGENS).

Dia 03.06.13 (segunda) – 10h – Escola Municipal Imaculada Conceição – Palestra sobre Tabagismo com a equipe do NASF – Cujo público alvo (02 turmas do 8º ano e 02 turmas do 9º ano) aproximadamente: 123 alunos. 


Dia 04.06.13 (terça) – 14h – Colégio Esther Soares Palmeira – Palestra sobre Tabagismo com a equipe do NASF – Cujo público alvo (02 turmas do 8º ano e 02 turmas do 9º ano) aproximadamente: 106 alunos. 


Dia 11.06.13 (terça) – 10h/ 14h / 19h – Escola Estadual Ana Lins e Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira – panfletagem, paródias, dramatização, concurso de cartazes (entre alunos) com premiação. Totalizando no geral mais de 1000 alunos. 


Dia 13.06.13 (quinta) – 8h – Rádio Comunitária - Debate com o tema: “Tabagismo e seus malefícios a saúde” (com a presença da Coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo em Alagoas (PCT/AL) Vetrúcia Teixeira e com o Médico Clínico Geral Everaldo Campos do PSF Paraíso em São Miguel dos Campos) no Programa de Rádio Tribuna Livre com o radialista Álvaro Guimarães. 


Após a rádio, Claudia Liberalquino (Coordenadora do Núcleo de Promoção da Saúde - NUPS) acompanhou seus convidados à Secretaria Municipal da Saúde e intermediou junto a sua equipe uma reunião entre: José Sival Clemente da Silva (Secretário Municipal de Saúde), Vetrúcia Teixeira (Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo em Alagoas), Everaldo Campos (Clínico Geral do PSF Paraíso - capacitado em 2012 pelo PCT/AL). Fabrísia Silva (representante da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde), Nelson Cruz (Coordenador do Programa Saúde na Escola - PSE/Educação) e Marylane dos Santos (Coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF), cuja finalidade foi de incentivar discussão referente à possibilidade da Implantação de um Núcleo de Tratamento para os Fumantes Miguelense.


A proposta do NUPS foi aceita pelo Secretário Municipal de Saúde. Contudo serão feitas novas reuniões de planejamento e organização para a efetivação da implantação do Núcleo de Tratamento para Fumantes em São Miguel dos Campos para atendimento daqueles dependestes que queiram realmente ser tratados. 


Vale ressaltar que, ainda na reunião do dia 24 de maio de 2013, foi discutido para segundo momento, capacitar professores de Educação Física da rede pública municipal e estadual, em seus dias de departamento, com orientações e oficinas, para que os mesmos possam trabalhar continuamente o tema “Tabagismo” dentro das escolas.

Veja todas as fotos: