PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

2013 – REUNIÃO NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO SOARES PALMEIRA SOBRE O PROJETO GINGA SÃO MIGUEL EM 25 DE FEVEREIRO.


Ocorreu na tarde de (25.02.13) a partir das 14h a primeira reunião para a socialização do Projeto Ginga São Miguel, que será desenvolvido na Escola Municipal Mário Soares Palmeira. Cujo objetivo geral é reduzir os índices de violência interpessoal e autoprovocada nesta comunidade escolar, com ênfase no incentivo a cultura de paz e a prática esportiva da capoeira. 
 

                                         


Na reunião fizeram-se presentes a Diretora da Escola Betânia e a Coordenadora Pedagógica Irineide além da Equipe do NUPS-SMC/AL: A Coordenadora Claudia, as Assistentes Sociais Edvania e Rita e o Psicopedagogo Nelson. Onde durante a apresentação do projeto, vários pontos foram discutidos de forma a viabilizar ainda mais rápido seu processo de iniciação. 

Agradecemos a Escola pelo espaço e a confiabilidade nesta equipe.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

2013 - AÇÃO VERÃO MAIS SAUDÁVEL 2013 – “CUIDE DA SAÚDE E TRANSITE COM RESPONSABILIDADE, PAZ E ALEGRIA”, OCORRIDA NOS DIAS 07 E 08 DE FEVEREIRO EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL.




       




O Núcleo de Promoção da Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de São Miguel dos Campos/AL, realizou no dia 7 de fevereiro (quinta-feira), das 8h às 14h, na Rua Dr. Rômulo de Almeida, Centro da cidade, a ação: VERÃO MAIS SAUDÁVEL 2013 com o Tema: “Cuide da Saúde e Transite com Responsabilidade, Paz e Alegria”, em consonância com as ações relacionadas aos projetos: “Pratique Saúde no SUS (polo I), Pratique Saúde (polo II) e Trânsito e Paz, miguelense é quem faz”; juntos numa única ação. Onde foram instaladas tendas para avaliação física, com: aferição da pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, avaliação nutricional, apresentação aeróbica dos projetos Pratique Saúde no SUS (polo I) e Pratique Saúde (polo II) em ritmo de carnaval, distribuição de preservativos (masculino e feminino) e material educativo sobre os temas abordados com o objetivo de orientar e conscientizar a população miguelense sobre a relevância dos cuidados com a saúde através da aquisição de hábitos mais saudáveis, como: práticas corporais e boa alimentação.

  
    
    
  
 
 
 
Tivemos a participação da equipe do NASF proporcionando ao público presente técnicas de alongamento e relaxamento muscular. Assim como, a participação voluntária do Coordenador do PSE/ Educação Nelson Barros, da Professora de Educação Física Margiane Argenton e da Nutricionista Irani Clemente nesta ação. 
 
Ao final deste evento a atual Coordenadora do NUPS Claudia Liberalquino junto ao amigo Nelson Barros fez a doação de 30 lanches c/ 30 sucos para o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).
                               

Vale ressaltar que tivemos o apoio dos parceiros sempre presentes nos eventos do NUPS (SMTT e Guarda Municipal).
 

Em continuidade a esta ação, no dia 08 de fevereiro (sexta-feira), houve um debate no Programa Tribuna Livre da Rádio São Miguel (parceira nesta ação) onde o radialista Álvaro Guimarães, junto à Claudia e convidados discutiram os seguintes temas: “Situação do trânsito nas ruas e estradas do município de São Miguel dos Campos”; “O que determina Lei Seca”, “Qual a conduta e comportamento no trânsito que devemos ter”, onde foram convidados O Delegado de Polícia Rodoviária Federal Hermano Lima, o Comandante da 1ª CIA de Polícia Militar Rivaldo Silva, o delegado de Polícia Civil Nilson Alcântara, o Superintendente da SMTT José Honório, o Chefe da Guarda Municipal Moacir Silva e o Diretor da 8ª CIRETRAN Jeferson Magalhães, cujo objetivo foi: orientar, alertar e esclarecer dúvidas da população miguelense para uma melhor conduta de comportamento no cotidiano do trânsito municipal, estadual e federal, principalmente, neste período de carnaval.
 
 
 
Nota de Esclarecimento: Devido à compromissos inadiáveis e justificáveis, não puderam comparecer ao debate: Rivaldo Lima - PM/AL; Nilson Alcântara – Delegado Regional e Jeferson Magalhães – Diretor da 8ª CIRETRAN).

Veja todas as fotos clicando nos álbuns abaixo:

2013 - NOVO PROJETO DO NUPS É APROVADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.


Criado em Setembro de 2012, este projeto foi recentemente aprovado pelo Ministério da Saúde e será desenvolvido no decorrer deste ano (2013). Este, tem como objetivo principal a perspectiva de reduzir os índices de violência interpessoal e autoprovocada na comunidade escolar Mário Soares Palmeira (aqui compreendida como: alunos, professores, família, comunidades circunvizinhas à escola), com ênfase no incentivo a cultura de paz e a não violência e a prática esportiva da capoeira. 

A nomenclatura "Ginga São Miguel dos Campos", aborda aspectos étnicos, culturais e de gênero, tratando a questão desportiva, ambiental, diversidade, ludicidade, entre outros. 

Este projeto terá o acompanhamento avaliativo das Assistentes Sociais e Técnicas do NUPS Rita Mendonça e Edvania Lima.


Postado por: Claudia Liberalquino.