PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

sábado, 29 de dezembro de 2012

2012 - CALENDÁRIO 2013 DO NUPS-SMC/AL PARA BAIXAR.

2012 - CARTÃO DE NATAL.

Pelo muito que você tem representado para nós, queremos dedicar a você os melhores votos de um Natal cheio de paz, que nós possamos continuar na emoção de levar emoção, de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias através das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você. 

Desejamos que neste Natal, a luz que guia o mundo possa também clarear os seus sonhos, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger, amparar nessa longa caminhada da vida, para que o caminho seja repleto de flores e frutos. 

Estamos felizes com o nosso trabalho, pois a cada dia fazemos novos amigos; a cada dia aparecem mais pessoas encantadoras como você. 

Feliz Natal é o que nós da equipe do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL, desejamos a você!

                                                        Postagem: Claudia Liberalquino.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

2012 - lll FÓRUM ALAGOANO SOBRE TRÂNSITO E QUALIDADE DE VIDA REALIZADO NOS DIAS 22 E 23 DE NOVEMBRO, NO MACEIÓ MAR HOTEL.




O Núcleo de Promoção à Saúde – NUPS/SMC/AL, participou nos dias 22 e 23 de novembro, do III Fórum Alagoano sobre Trânsito e Qualidade de Vida que teve como objetivo discutir sobre a redução de vítimas de trânsito e contribuir com a intersetorialidade das ações no combate aos acidentes de trânsito em Alagoas.
                                                                                                 

No primeiro dia de encontro ocorreu a primeira palestra sobre o Perfil dos Acidentes de Trânsito em Alagoas com a palestrante Sandra Canuto, médica e superintendente de vigilância em saúde SUVISA/SESAU/Al. A segunda palestra versou sobre o tema: "Juventude em Trânsito. Você sabe com quem está falando?" Que teve como facilitador o sociólogo e especialista em segurança no trânsito do Estado de São Paulo, Eduardo Biavati. 

Ainda, no primeiro dia de atividade, no turno da tarde houve a explanação da palestra: "A ética do respeito e da responsabilidade: uma estratégia segura em defesa da vida no trânsito", pela professora socióloga Ruth Vasconcelos - UFAL. A palestrante apresentou alguns pontos dentre os quais considera relevante para pensar sobre a ética no trânsito, tais como: que a ética será possível a partir de uma construção humanitária; que o trânsito é carregado de emoções, pois é o indivíduo que conduz seu automotor; e que o trânsito é o limiar entre o espaço público e o espaço privado. Aprofundando esse debate a palestrante falou sobre o tema trazendo o espaço da cidade como um elemento de disputas, deslocamentos e bifurcações; deslocamentos espaciais, ocupacionais e habitacionais e relações de poder interpessoais. Tratou também do espaço urbano enquanto opções individualistas. Segundo a professora o espaço urbano trata da invasão dos carros, da poluição do ar, da malha viária ocupando cada vez mais espaço, os altos níveis de ruídos. E outro assunto trazido a baile foi a variável juventude e violência: uma relação construída culturalmente. A facilitadora apresentou o conceito de violência a partir de vários olhares de diferentes autores como Costa, Morais. Segundo (Costa 2003, p. 39) “violência é o emprego desejado da agressividade com fim de destrutivos. Esse desejo pode ser voluntário, deliberado, racional e consciente ou pode ser inconsciente, involuntário ou irracional”. E para concluir as suas considerações a professora Ruth deixou algumas perguntas para reflexão da plateia: por que as mortes por acidentes de trânsito expressam a violência? Por que a condição humana mudou nos últimos tempos? E por fim deixou a mensagem que temos que reconhecer e discutir a complexidade da vida moral entre os seres humanos. Recuperar os valores entre os pais e filhos, filhos e pais, ou seja, entre todos os indivíduos. 

A parte da tarde foi iniciada com a palestra: “A lei seca na mudança do comportamento de condutores” discorrida pelo tenente PM/AL, Madson Manoel A. Belarmino. A palestra foi iniciada com uma leitura de uma reportagem retirada do site (http://www.maceioagora.com.br/blog/lucasbonfim/post/3543/nunca_faca_o_teste_do_bafometro) do dia 02/08/2012. A matéria tem como título “Nunca faça o teste do bafômetro”. Também foi apresentado um vídeo sobre a história verídica de Jaqueline Sabrido que trata de uma tragédia de trânsito. Esse vídeo pode ser acessado no You Tube. Segundo o tenente o Governo Federal foi o propositor e legitimador da lei seca e a mesma vem dando certo segundo os depoimentos de condutores quando abordados. A Lei Seca nº 11.705/08 alterou alguns artigos do CBT 105,276, 277, 306. O mesmo finalizou com a seguinte frase “A Lei Seca está começando a incomodar e ao mesmo tempo salvar”. 

No dia 23 os trabalhos iniciaram com a palestra sobre “O efeito do álcool no organismo e as reações do motorista alcoolizado” pela capitã do CBMA/AL, Elaine Monteiro. 

Outra palestra foi proferida pela assistente social, Audijane Aguiar, do DETRAN/AL. O início da exposição centrou na socialização do objetivo do setor de serviço social do DETRAN, que tem como foco o empoderamento da população bem como o controle social dos serviços que são oferecidos pelas várias políticas que estão em consonância com a política de trânsito. O objetivo geral do trabalho desenvolvido pela gerência de serviço social é abordar as de acidentes de trânsito e seus familiares. Orientação a vítimas de trânsito socializando informações sobre os direitos na área de trânsito, principalmente do seguro DPVAT. A palestrante enfatizou bastante as especificidades sobre o seguro DPVAT , proteção para todos (no trânsito, o que vale mais é a vida. 

O valor arrecadado do referido seguro pôde ser observado: 45% destinado ao Ministério da saúde; 5% destinado ao DETRAN e 50% destinado ao pagamento de indenizações. Ressalta-se que independente de quem seja a vítima ou o causador do acidente esses terão o direito de acessar o seguro. São desenvolvidos alguns projetos do setor: projeto de ação comunitária e fortalecimento dos vínculos coletivos que tem como objetivo implementar ação de cunho comunitária e fortalecimento de vínculos; projeto do perfil dos cidadãos usuários do sistema de trânsito objetivo traçar o perfil e apreender a refração da questão social. A assistente social apresentou estatísticas sobre o perfil do público atendido pelo setor a partir da variável sexo (mais acometido pelos homens), faixa etária, estado civil da vítima (57% tem família constituída), situação ocupacional, localidade dos acidentes. A mesma fechou sua fala ressaltando que a questão social, a violência urbana e a violência no trânsito são indissociáveis. A última fala da palestrante foi que para haver resolutividade na questão que concerne o acidente no trânsito o Estado tem que atuar intersetorialmente. Foi socializado o e-mail da gerencia do setor de serviço social do DETRAN/AL: servicosocial@detran.al.gov.br

O término do encontro aconteceu com a palestra “Espaço Criança Segura”, proferida pelo Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Médico Pediatra Cláudio Fernando Soriano, este iniciou o trabalho com a exposição de alguns vídeos referente aos acidentes no trânsito como o que tratou sobre solidariedade a partir do processo da gentileza que gera gentileza. O mesmo comentou o artigo 227 da Constituição Federal de 1988 o qual explicita o dever da família e do Estado proporcionar os direitos da criança e do adolescente. O segundo vídeo comentado foi o que explicitou que a criança passa a ser protagonista (maiores vítimas) no acidente de trânsito. O palestrante ainda mostrou o vídeo do Instituto Alana socializando o site: www.criancaeconsumo.org.br

O encerramento do III Fórum aconteceu com o último debate sobre o tema acima citado e posteriormente entrega dos certificados aos participantes.

2012 - REUNIÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA FICHA DE NOTIFICAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA FÍSICA, SEXUAL E PSICOLÓGICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MIGUELENSES EM 08 DE NOVEMBRO.


 
 

2012 - PARTICIPAÇÃO DO NUPS-SMC/AL NO SEMINÁRIO: "REDUZIR DANOS PARA PROMOVER SAÚDE", EM 31 DE OUTUBRO..

Rita Mendonça
No dia 31 de outubro de 2012, as nove horas, no Hotel Ritz Suítes, Praia de Cruz das Almas, com o objetivo de compartilhar experiências, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) realizou o Seminário "Reduzir Danos para Promover Saúde". O evento contou com a participação de profissionais das redes de atendimento aos dependentes químicos dos 102 municípios alagoanos, além de servidores de diversos setores do órgão. A representação pelo NUPS de São Miguel dos Campos/AL, no evento contou com a presença da assistente social, Rita de Cássia Mendonça Silva.

2012 - CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL PARA A SEMANA DA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NAS ESCOLAS, OCORRIDA NOS DIAS 16, 18 E 19 DE OUTUBRO.

  
Ocorreu nos dias de 16, 18 e 19 de outubro de 2012, na sala de reuniões da 2ª Coordenadoria Regional de Ensino (2ª CRE) em São Miguel dos Campos/Al, uma formação para professores das disciplinas: Educação Física e Artes; Geografia, Ciências e Biologia; Filosofia e Ensino Religioso, cujo capacitores: Nelson Cruz (PSE-Educação), Cristiane Laranjeira (Técnica da 2ª CRE) e Claudia Liberalquino (Coord. Mun. das Escolas Promotoras de Saúde e técnica do NUPS) versaram respectivamente sobre os temas: "Promoção de uma Vida Saudável" e "Promoção da Cultura de Paz e Prevenção das Violências"; "Promoção da Educação Sexual" e "Prevenção ao uso do Álcool e outras Drogas"; "Promoção do Cuidado Consigo e com o Ambiente Escolar". 

Durante o evento, os professores relataram suas vivências nas escolas, participaram de oficinas e receberam sugestões de atividades para trabalharem com seus alunos na Semana da Promoção da Qualidade de Vida nas Escolas.