PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

2012 - NUPS REALIZA BLITZ EDUCATIVA PRÉ-CARNAVALESCA EM 14 E 16 DE FEVEREIRO.

As primeiras ações do “Projeto Trânsito e Paz, miguelense é quem faz”, da autoria deste Núcleo de Promoção da Saúde, foram realizadas nos dias 14 e 16 de fevereiro do corrente ano, com as blitz educativas pré-carnavalesca, em pontos estratégicos da cidade de São Miguel dos Campos/AL. Tendo em vista, a grande necessidade de orientar para prevenir a população devido ao fato das muitas ocorrências de acidentes no trânsito deste município, chegando a ocupar o 3º lugar no estado.


Foram confeccionados porta-camisinha e panfleto com mensagens educativas de advertências sobre como se comportar no Trânsito e como cuidar da saúde no período de carnaval. Os materiais solicitados a Promoção da Saúde do estado (adesivos, prospectos, pôsteres da campanha de prevenção as DST/AIDS, entre outros), vieram complementar os nossos, e também foram distribuídos.

    
Nesta ação, tivemos a colaboração além da DIPS/SESAU/AL com o envio de materiais; da Secretaria Municipal de Saúde através do Secretário Dr. Aldo Viera que foi um facilitador nos trâmites burocráticos; da Prefeitura que nos forneceu o apoio do carro de som; da Secretaria Municipal de transporte e Trânsito – SMTT com a participação dos agentes e guardas de trânsito e apoio logístico, como também, a participação do grupo teatral “Arte em Saúde” que fantasiados de pierrôs, colombinas e piratas distribuíram juntos com a equipe do NUPS, os materiais educativos aos transeuntes, ao som das marchinhas de carnaval.
         
          
                     
         
Veja mais fotos no Orkut: "NUPS-SMC/AL.
2º dia da Blitz - 16.02.2012


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

2012 - LANÇAMENTO DO PROJETO "TRÂNSITO E PAZ, MIGUELENSE É QUEM FAZ" EM 09 DE FEVEREIRO.


Ocorreu no dia 09 de fevereiro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o lançamento do Projeto “Trânsito e Paz, miguelense é quem faz”. 
     

O cerimonial teve início ás 14h30min, onde foi composta a mesa por uma representante da Diretora Municipal de Vigilância em Saúde; pela Diretora da Promoção da Saúde – DIPS/SESAU/AL Eliana Padilha e pelos Secretários Municipais da Educação Maria do Amparo Carvalho Farias e da Saúde Dr. Aldo Vieira. Onde cada um, proferiu algumas palavras. 

Em seguida, a Diretora da Promoção da Saúde do Estado Eliana Padilha falou sobre a importância do trabalho da Promoção da Saúde como um todo e especificou os trabalhos desenvolvidos pela equipe do NUPS de São Miguel dos Campos/AL, enfatizando a necessidade do apoio da nova gestão para o desenvolvimento dos projetos idealizados por este Núcleo tão atuante no estado. 

Dando prosseguimento, Eloy Yanes Martin técnico da DIPS/SESAU/AL e integrante do Comitê para Redução da Morbimortalidade por Acidentes no Trânsito, falou sobre a importância de se criar um projeto como este que tem como objetivo reduzir a morbimortalidade por acidentes no trânsito através da construção de uma cultura de paz e não violência no município de São Miguel dos Campos/AL, conscientizando pedestres, passageiros, condutores de automóveis, motociclistas e ciclistas sobre a importância de atitudes cidadãs voltadas para o bem-estar da coletividade. 
Foi apresentado o vídeo sobre as “Ocorrências de Trânsito no Município de São Miguel dos Campos/AL”. De acordo com Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria Municipal de Saúde os acidentes no trânsito ocupam 2º lugar em mortes neste município. E 3º no Estado. Esta triste realidade motivou a equipe do NUPS a elaborar um projeto que pudesse minimizar este quadro. Assim, surgiu o Projeto “Trânsito é Paz, miguelense é que faz”, que após ser elaborado, foi encaminhado ao Ministério da Saúde do Governo Federal, e, aprovado. 
Após o vídeo, o coordenador do NUPS Márcio Barros apresentou o Projeto aos presentes e abriu discussão sobre as ações que serão realizadas em parceria com a SMTT, CIRETRAN, SMSU, PM, PRF e AMAS. 

A técnica do NUPS Claudia Liberalquino explicou que as ações poderão ser alteradas de acordo com a dinâmica do processo. E que o NUPS serviria de elo para unir os setores e parceiros envolvidos no projeto. Ressaltou ainda que todas as propostas serão bem vindas, ouvidas e em conjunto decididas com a finalidade dos melhores resultados. Ela também sugeriu a representante da 2ª CRE e aos do CIRETRAN a possibilidade de haver para alunos do Ensino médio - 3º Anos, aulas extracurriculares (educação para o trânsito, sinalização, primeiros socorros, entre outras); como também, capacitação em curso de formação de Instrutor de Trânsito (teórico-técnico) para professores com obtenção de Certificado e carga horária de 136 h/aula administrado pelos técnicos da Coordenadoria de Educação do DETRAN/AL. Resultando no seguinte: os alunos aprovados, receberiam certificado autenticado pelo DETRAN e poderiam abrir processo para a 1ª habilitação ao completar 18 anos. Sendo preciso apenas realizar as aulas práticas e o exame médico exigido por lei. 
Já para o ensino fundamental ela sugeriu a preparação de alunos, por exemplo: da 4ª Série, pois nesta etapa da vida as crianças apresentam mais condições de construir conhecimentos sobre o tema; haveria palestras para os pais e professores apresentando a realidade local, ministradas por policiais e/ou guardas de Trânsito municipal, ou até mesmo, com pessoas do próprio CIRETRAN; confeccionaríamos cartilhas e realizaríamos a formação de Agentes de Trânsito Mirins (com diploma de honra ao mérito, distintivo, uniforme e cerimonial), e estes seriam nossos agentes multiplicadores para a comunidade em geral. 
Enquanto aos mototaxistas, também público alvo do projeto,  foi enfatizado a estes, que seriam disponibilizadas capacitações como: Educação no trânsito; Direção defensiva; Segurança; 1º socorros, etc. 


No evento, fizeram-se presentes os Secretários Municipais da SMTT José Honório da Silva e da SMSU Moacir Carlos da Silva, representantes do CIRETRAM e diretores das Escolas Estaduais (Ana Lins e Tarcísio Soares Palmeira) e das Escolas Municipais (Luzinete e Lindalva Jatobá e Mário Soares Palmeira). Além do Coordenador do PSE da Educação Nelson de Barros, uma representante do Conselho Municipal de Saúde e as novas técnicas do NUPS Valéria Lima e Renata Sá.
O evento foi finalizado as 16h30min com um coffee break. 


Click aqui para ver outras fotos no Orkut do NUPS-SMC/AL.









Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

2012 - MENSAGEM.



O Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL inicia o ano de 2012, mais ativo do que nunca! 

Estamos felizes porque temos novas companheiras na equipe que vieram para somar e multiplicar este trabalho tão maravilhoso que é proporcionar bem estar e qualidade de vida para outras pessoas. 

Sabemos que o trabalho não é fácil. Muitas vezes, devido às ações, temos que ultrapassar o horário de trabalho. Contudo, ao atingirmos com êxito a meta final, sentimo-nos maravilhosamente gratificados!

    


Além dos projetos já existentes como: "Pratique Saúde do SUS" e "Pratique Saúde", ambos, desenvolvidos com atividade física e acompanhamento nutricional, estaremos lançando o Projeto “Trânsito e Paz, miguelense é quem faz”, onde pretende-se reduzir a morbimortalidade por acidentes no trânsito através da construção de uma cultura de paz e não violência no município de São Miguel dos Campos/AL, conscientizando pedestres, passageiros, condutores de automóveis, motociclistas e ciclistas sobre a importância de atitudes cidadãs voltadas para o bem-estar da coletividade.

Sem deixar de mencionar, a Academia da Saúde “Professora Maria Neide Gouveia” (falecida em 2011), grande amiga e militante da Promoção da Saúde deste município, que em breve estará sendo construída para dar continuidade e fortalecer ainda mais o incentivo a atividade física como solução para uma vida mais saudável. 

Desde já, agradecemos a Diretoria da Promoção da Saúde – DIPS/ SESAU/ AL, juntamente com toda sua equipe técnica, que sem medir esforços, sempre nos deu total apoio, orientação e incentivo nesta nossa longa jornada. 


Agradeço de coração em nome da equipe que faz o NUPS-SMC/AL.


Claudia Nubia Marques Liberalquino 

(Bióloga/Psicopedagoga/ Extensionista em Gestão da Promoção da Saúde do SUS/ Técnica do NUPS-SMC/AL).