PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

2011 – COORDENADOR DO NUPS E DIRETORA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA À SAÚDE REÚNE-SE PARA DISCUTIR NOVO PROJETO.

No dia 22 de setembro de 2011 o Coordenador do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos Márcio Barros esteve na Secretaria Municipal de Saúde, onde se reuniu com a Diretora Municipal da Vigilância à Saúde Lídiva Clark e deram inicio a formulação de um novo projeto com respaldo da Portaria Nº 227, de 09 de setembro de 2011 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União de nº 175 em 12 de setembro de 2011, na qual, Incentiva à Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes.
Nesta reunião foi planejada e direcionada estratégias de acordo com o manual instrutivo do Ministério da Saúde (MS).
O "PROJETO: TRÂNSITO E PAZ, MIGUELENSE É QUEM FAZ!”. Tem como objetivo trabalhar a conscientização dos nossos munícipes (pedestres, motoristas, ciclistas, motociclistas), visando minimizar esse quadro de desrespeito às regras do trânsito e aumentar a segurança de todos os envolvidos.
Fontes como: IBGE; SIM; SINASC; SINAN; VIVA; DATASUS e o próprio DETRAN informam que o trânsito brasileiro é um dos que, no mundo, causa maior número de mortes. São Miguel dos Campos encontra-se dentro desta estatística. Vivemos essa realidade em nosso cotidiano, pois temos como segunda causa de óbitos, os acidentes de trânsito.
Depois de elaborado, o projeto será encaminhado ao Ministério da Saúde para possível aprovação.
Veja mais fotos da reunião no Orkut: NUPS-SMC/AL.


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

sábado, 24 de setembro de 2011

2011 – NUPS PARTICIPA DA OFICINA DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM 19 DE SETEMBRO.


Segundo o Coordenador do Comitê Estadual de Trânsito Eloy Yanes Martin da DIPS/SESAU/AL:
"A frequência nos acidentes de trânsito se configura como a segunda causa de morbimortalidade em Alagoas. Os dados estatísticos assinalam a gravidade dos acidentes em nosso Estado e indicam o alto custo ao SUS dos acidentados e/ou sequelados no trânsito, recursos esses que poderiam ser investidos em outras ações. No Hospital Geral do Estado - HGE foram realizados 8.170 atendimentos em 2010 de acidentados no trânsito, diante do caos instalado e da necessidade emergente de políticas que possam minimizar as dores e prejuízos causados as famílias; necessitamos desenvolver ações de mobilização e sensibilização da sociedade para a prevenção e redução da violência no trânsito. A nossa missão de aprimorar as ações para salvar vidas vem crescendo e depende da união de todos os seguimentos da sociedade e consolidar políticas que efetivem a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito em Alagoas.” 

Diante deste fato, ocorreu no dia 19 de setembro de 2011, no auditório do Hotel Matsubara – Cruz das Almas, Maceió/ AL, uma oficina sobre EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO para os técnicos dos Núcleos de Promoção da Saúde dos Municípios que apresentam os maiores índices de acidentes de trânsito no Estado de Alagoas. São eles: Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antonio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Capela, Colônia de Leopoldina, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Campos, Satuba, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.


Para este evento a equipe NUPS convidou como representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT de São Miguel dos Campos, os guardas municipais de trânsito: Jean da Silva e Wilson Costa.



Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

2011 - NUPS-SMC/AL PARABENIZA O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

01 DE SETEMBRO - DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Este vídeo é uma singela homenagem do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL - NUPS-SMC/AL a este profissional que estimula a prática da atividade física e bem estar para seus semelhantes, proporcionando uma melhor qualidade de vida para aqueles que seguem sua orientação profissional. Esse profissional merece ser reconhecido! PARABÉNS, EDUCADOR FÍSICO!


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.