PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

2011 - INFORME NUPS: REUNIÃO COM O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS EM 31 DE AGOSTO.


A equipe do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos participou na tarde de hoje (31 de agosto), de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde na sede da própria Secretaria Municipal de Saúde, onde em socialização, esclareceu algumas dúvidas sobre a proposta do projeto já encaminhado ao Ministério da Saúde sobre a implantação do Programa Academia da Saúde.
 

“O Ministério da Saúde (MS), através das portarias: n º 1.401 e nº 1.402, ambas de 15 de junho de 2011, vem incentivar e possibilitar aos municípios, a construírem espaços físicos para a orientação de práticas corporais, como: atividades físicas, lazer e modos de vida mais saudável com orientação para reeducação nutricional, promovendo com isto, estrutura adequada ao Programa Academia da Saúde, que na modalidade ampliação beneficiará ainda mais os projetos já implantados no nosso município”. (Explicou ao conselho, o Coordenador do NUPS Márcio Barros).

“O incentivo do Ministério da Saúde está sendo maior para os municípios que já têm projetos voltados para estas ações. Nós temos o Pratique Saúde no SUS (Pólo I) que funciona na Praça Multieventos Prefeito Nivaldo Jatobá – cidade baixa, e o Pratique Saúde (Pólo II) que ocorre no pátio da Escola Municipal Profª. Maria Rosa – cidade alta. Ambos, funcionando em lugares provisórios. Com a implantação do Programa Academia da Saúde, este impasse seria resolvido.” (Complementa a técnica do NUPS Claudia Liberalquino).

Aproveitando a oportunidade, a equipe expos suas dificuldades com relação à falta de recursos humanos no seu setor, tendo em vista que o mesmo (NUPS) deveria ter no mínino dois representantes de cada secretaria municipal para a realização das ações previstas no cronograma dos projetos. Mas, no entanto, só há atualmente duas pessoas: Márcio representando a Secretaria Municipal de Saúde e Claudia pela Secretaria Municipal de Educação. Ressaltaram ainda a necessidade de um maior envolvimento intersetorial, já que, na maioria das ações, contam apenas com poucas Secretarias. Como parceiras incondicionais e permanentes, só as Secretarias Municipal: de Segurança Urbana (SMSU) e a de Esporte e Lazer (SMEL). As que apóiam... Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMICT) e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).


Para saber mais detalhes click aqui.


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

2011 - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO - 29 DE AGOSTO.

 


 
O NUPS-SMC/AL adverte: Seja esperto...Não caia nessa!
 
Click em Full screen (Tela Cheia) para visualizar melhor o vídeo.

Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

2011 - NUPS-SMC/AL ELABORA PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE PARA A COMUNIDADE MIGUELENSE.


O Ministério da Saúde mediante Portarias: Nº 719, de 07/04/11, Nº 1.401 e Nº 1.402, ambas de 15/06/11, Instituem: O Programa Academia da Saúde nos âmbitos do SUS e da Política Nacional de Atenção Básica e Promoção da Saúde, os incentivos para construção de Pólos da Academia da Saúde e custeio das ações de Promoção da Saúde com as mesmas.



O objetivo principal é contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação destes pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física, lazer e modos de vida saudáveis.




Assim, o Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL elaborou em julho/2011 o projeto para a implantação do Programa Academia da Saúde e encaminhou para aprovação do Ministério da Saúde, com o propósito de ampliar e complementar os projetos já existentes na área de atividade física e nutricional: “Pratique Saúde no SUS” (Pólo I) da Praça Multieventos Prefeito Nivaldo Jatobá, cidade baixa, e, “Pratique Saúde” (Pólo II) do pátio da Escola Municipal Maria Rosa, cidade alta. 


Se aprovado, o município terá dois anos para concluir as obras.
Leia reportagem no site alagoasweb


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

2011 - VÍDEO EM HOMENAGEM AOS PAIS.

A Equipe do NUPS-SMC/AL felicita a todos aqueles que exerce com AMOR essa maravilhosa tarefa... SER  PAI!


Portada: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

2011 – O TABAGISMO PROVOCA MAIS DE 200 MIL MORTES POR ANO NO BRASIL, DAÍ A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE SE FAZER CAMPANHAS DE COMBATE.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,3 bilhão de pessoas  fazem  uso  do  tabaco.  Daí,  a  importância  das   autoridades atentarem  para  a promoção de campanhas educativas porque o fumo causa um prejuízo estimado em R$ 200 bilhões por ano.
A Coordenadora Estadual do Programa de Combate ao Tabagismo em Alagoas, Vetrúcia Teixeira, ressalta:
“Temos que travar a luta para reduzir ainda mais este índice e para que os jovens não venham a enveredar por este caminho. Além de campanhas educativas, temos que lutar para que os municípios criem leis anti-fumo para estimular os ambientes livres do tabaco, seja nos órgãos públicos ou nas instituições privadas, pois os males que o fumo causa são irreversíveis, pois ele libera 60 substâncias cancerígenas. O conhecimento é tudo que nossos técnicos dispõem para conscientizar os fumantes sobre os males do tabaco. Para se ter ideia, o Brasil é o segundo maior produtor mundial e 85% da produção brasileira é exportada, e mesmo assim, o número de fumantes no País ainda é grande e necessita ser reduzido. A Sesau tem desenvolvido uma trabalho voltado para prevenção da saúde para os que estão dispostos a se livrarem do vício e ainda tem realizado ações em parceria com os municípios para o controle do tabagismo”.
Dados do programa revelam que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) gastou R$ 107 milhões nos últimos cinco anos para tratar de pacientes acometidos por doenças provenientes do fumo. Recursos foram destinados a unidades de saúde de alta complexidade, que realizam o tratamento de doenças dos aparelhos circulatório, respiratório e câncer de pulmão.
Com o propósito de frear o consumo do Tabaco em Alagoas, que dissemina 4.700 substâncias prejudiciais à saúde, causa 50 doenças, reduz em 14 anos a expectativa de vida e provoca 200 mil mortes anuais no Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) pretende realizar junto aos municípios alagoanos Campanha referente ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo - 29 de Agosto, ações discutidas na reunião do dia 20 de julho no CEREST em Maceió.


Postada: Claudia Nubia Marques Liberalquino.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

2011 – ALUNAS DO PROJETO “PRATIQUE SAÚDE NO SUS” DO NUPS-SMC/AL FORAM PROTAGONISTAS NA III CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DA REGIÃO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS EM 21 DE JULHO, NO CLUBE DA AABB.



Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Daí, o alerta ao governo brasileiro para a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade.
Ainda é grande a desinformação sobre o idoso e sobre as particularidades do envelhecimento em nosso contexto social. O envelhecimento humano, na verdade, quase nunca foi estudado. Poucas escolas no país criaram cursos para auxiliar as pessoas mais velhas. Uma prova disso é que até um tempo atrás, o médico que quisesse se especializar em geriatria precisava estudar na Europa.
A Constituição de 1988, no entanto, deixou clara a preocupação e atenção que deve ser dispensada ao assunto, quando colocou em seu texto a questão do idoso. Foi o pontapé inicial para a definição da Política Nacional do Idoso, que traçou os direitos desse público e as linhas de ação setorial.
Depois da criação dessa Política, através da Lei 8.842, em 4 de janeiro de 1994, é que as instituições de ensino superior passaram a se adaptar, a fim de atender a determinação da Lei, que prevê a existência de cursos de Geriatria e Gerontologia Social nas Faculdades de Medicina no Brasil. Nesse âmbito, trabalhando com a terceira idade, existem duas entidades de relevo: a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Associação Nacional de Gerontologia. Bom esclarecermos que a geriatria é uma especialidade da medicina que trata da saúde do idoso, enquanto a gerontologia vem a ser a ciência que estuda o envelhecimento.
Um destaque no país no auxílio à terceira idade é Brasília. Foi a primeira localidade a criar uma Subsecretaria para Assuntos do Idoso, além de instituir o Estatuto do Idoso, regido por princípios que registram o direito das pessoas mais velhas a uma ocupação e trabalho, como ainda acesso à cultura, à justiça, à saúde e à sexualidade, além, é claro, de poder participar da família e da comunidade.
Num país como o nosso, que vê sua pirâmide populacional ser modificada pouco a pouco, tomarmos conhecimento de entidades que se dedicam a mudar o perfil do idoso depressivo, abandonado pela família e sem projetos é de extrema importância.
Levar ao conhecimento da população os direitos dos idosos e cobrar desta população o dever de cumpri-los, também é de extrema importância. Foi pensando nisso que, em dezembro de 2010, foi criado o Conselho Municipal do Idoso em São Miguel dos Campos.


No dia 21 de julho de 2011 ocorreu no Clube da AABB a III CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DA REGIÃO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, onde, após algumas palestras, foram discutidos pelos participantes em mesa redonda, os seguintes eixos:

·        Eixo I – Envelhecimento e Políticas de Estado: Pactuar caminhos intersetoriais;
·        Eixo II – Pessoa Idosa: Protagonista da conquista e efetivação dos seus Direitos;
·        Eixo III – Fortalecimento e Integração dos Conselhos: Existir, Participar, Estar ao Alcance, Comprometer-se com a Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa;
·        Eixo IV – Diretrizes Orçamentária, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados e Municípios: Conhecer para existir, Exigir para incluir e fiscalizar.

Alunas Idosas do “Projeto Pratique Saúde no SUS”, do NUPS-SMC/AL, participaram como protagonistas (EIXO II), expondo suas vivências e solicitando melhorias para a Vivência e Qualidade de Vida dos Idosos existentes no município. Essas solicitações foram discutidas, transformadas em propostas, e serão encaminhadas para análise dos Conselhos: Estadual e Federal, onde poderão ser aprovadas e sancionadas como Lei. 
Click aqui para ver mais fotos em nosso Orkut: NUPS-SMC/AL


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.