PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

segunda-feira, 18 de julho de 2011

2011 – A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL NOS PROJETOS DE ATIVIDADE FÍSICA.

Além da avaliação física, os participantes dos Projetos de Atividade Física têm também que serem avaliados por outros profissionais da área de saúde. Um deles, tão importante quanto os demais, é o Nutricionista que busca entender o estado nutricional através de técnicas por eles elaboradas que visam avaliar o estado de saúde de cada indivíduo assistido, verificando os riscos de deficiências nutricionais, o crescimento e desenvolvimento dos mesmos e propõe a elaboração de dietas, orientações e acompanhamento nutricional, se for o caso.
O estado nutricional pode ser entendido como o equilíbrio entre as necessidades energéticas e a ingestão de alimentos.
A Nutricionista Ana Paula Wanderley realizando uma das suas avaliações com participantes do "Projeto Pratique Saúde no SUS" do NUPS-SMC/AL.
No “Projeto Pratique Saúde no SUS” (Pólo I) do nosso Núcleo (NUPS-SMC/AL) temos a Nutricionista Ana Paula Wanderley, que realiza esse acompanhamento, e dará seguimento também, no “Projeto Pratique Saúde” (NOVO)-(Pólo II). A única diferença entre esses projetos é a sua localização. Enquanto um atende a população da parte baixa/centro da cidade, o outro atende a parte alta, respectivamente.
Para entender um pouco melhor o papel do nutricionista, assistam aos 03 vídeos abaixo com Sonia Tucunduva Philippi nutricionista, mestre e doutora em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Livre-docente pela USP. É professora do Departamento de Nutrição e orientadora de pós-graduação na FSP-USP e no PRONUT, além de atuar como pesquisadora na área de técnicas e métodos diagnósticos na avaliação nutricional e alimentar de populações.

Você é aquilo que come? - Dra. Sônia Tucunduva

Coma pouco, muitas vezes ao dia - Sônia Tucunduva


Escolhas inteligentes - Sônia Tucunduva



Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.
Vídeos extraídos do YouTube.

domingo, 17 de julho de 2011

2011 - NUPS-SMC/AL CONHECENDO O "PROJETO PESCAR" EM 13 DE JULHO.

A bióloga/psicopedagoga e técnica do Núcleo de Promoção da Saúde Claudia Nubia Marques Liberalquino atendendo ao convite do Grupo Cimento Português do Brasil – CIMPOR, situada no município, foi uma das representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do seu setor (NUPS).

Este evento ocorreu no dia 13 de julho pela manhã, na própria empresa. Objetivou apresentar o “Projeto Pescar” que é um sistema pioneiro de Franquia Social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social.
Os cursos oferecidos contemplam sete áreas de formação profissional: Ambiente, Saúde e Segurança; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; e Produção Industrial. Tais cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.
Após o período de qualificação profissional e formatura que ocorrerá na própria “Unidade Franqueada Pescar”, neste caso, na CIMPOR, estes Jovens serão encaminhados para o mercado de trabalho.
É importante salientar que o Projeto Pescar estimula nos Jovens a responsabilidade individual, o que reforça sua cidadania.
“O NUPS-SMC/AL parabeniza a empresa por esta iniciativa democrática, ética e cidadã em dar oportunidade aos nossos jovens miguelenses em situação de risco e violência social.” (Claudia Nubia).
CLICK AQUI PARA VER MAIS FOTOS.


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

sábado, 16 de julho de 2011

2011 – NUPS-SMC/AL ENTREGA CAMISAS DO PROJETO “PRATIQUE SAÚDE” À SEUS PARTICIPANTES, EM 07 DE JULHO.

No dia 07.07.11, quinta-feira, o Coordenador e Técnico do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos/AL, Márcio José Silva Barros compareceu à aula de atividade física das alunas do “Projeto Pratique Saúde” (Pólo ll) lançado em 22 de fevereiro do corrente ano e executado no pátio da Escola Municipal Maria Rosa, de frente à Praça Padre Cícero, parte alta da cidade.

O mesmo foi acompanhar o andamento das atividades, incentivar e entregar camisas com a logomarca do projeto a seus participantes. Ressaltando a importância da “Prática de Atividade Física” e da “Alimentação Saudável” para a Qualidade de Vida dos mesmos.

“A presença de cada uma de você aqui, garanti o sucesso e a sustentabilidade deste Projeto”. Conclui o Coordenador. 


Postada: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

2011 - A EQUIPE DO NUPS-SMC/AL DÁ ASSISTÊNCIA TÉCNICA A UMA PALESTRA SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR EM 05 DE JULHO NA EMPRESA CIMPOR.


O Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos (NUPS-SMC/AL) foi solicitado a dar assistência técnica a uma palestra sobre: “Planejamento Familiar”, administrada pela Enfermeira do PSF – ATOL Lara Costa Rabelo para jovens do “Projeto Pescar” do Grupo Cimento Português do Brasil - CIMPOR, na manhã do dia 05 de julho de 2011, na própria empresa.

O objetivo da palestra foi orientar os jovens sobre todos os métodos contraceptivos existentes e disponíveis na rede básica, orientar sobre a importância de fazer o planejamento familiar e tomar os devidos cuidados para não contrair DST/AIDS.

"O conhecimento sobre Planejamento Familiar na adolescência e juventude é de fundamental importância, pois a cada dia que passa a vida sexual se inicia mais cedo e o planejamento permite aos jovens a escolha de querer ou não ter filhos, quantos filhos, quando ter, etc., além de esclarecer um pouco mais sobre como evitar o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST." Explica a palestrante Lara à equipe do NUPS-SMC/AL.
Ao final da palestra, jovens do Projeto Pescar declamam: “O MENESTREL” de William Shakespeare.



"O MENESTREL" -  William Shakespeare




Click aqui para ver mais fotos no ORKUT: NUPS-SMC/AL.

Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

2011 - NUPS-SMC/AL PARTICIPA DO "I CONGRESSO ALAGOANO INTERDISCIPLINAR: TECENDO REDES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE".

No período de 15 a 17 de junho de 2011, ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso em Maceió/AL, o "I Congresso Alagoano Interdisciplinar: Tecendo Redes de Promoção da Saúde", onde o Coordenador do Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos, o Adm. Márcio Barros esteve presente.


O evento foi realizado pela Sociedade Alagoana de Pediatria e Faculdade de Medicina da UFAL e contou com o apoio e a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas - SESAU, com o Departamento de Atenção Básica do PSF e com o PET. Onde professores convidados, membros dos Departamentos Científicos de Saúde Escolar e de Pediatria Ambulatorial, Núcleos de Promoção da Saúde, residentes e estudantes das áreas de saúde e de educação reuniram-se para discutir temas relevantes, como: Saúde Escolar, Dificuldades Escolares, Violência na Escola (Bullying / Cyberbullying), Humanização, Dislexia, DST / AIDS, Drogas, Violência Doméstica, Altas Habilidades, Alimentação Saudável, Sobrepeso / Obesidade, Prevenção de Tabagismo, Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (HDAH). 
Os temas acima citados foram discutidos através de mesas redondas, conferências, oficinas, experiências exitosas e temas livres com o objetivo de alcançar uma perspectiva interdisciplinar, prevencionista e de promoção da saúde. 
Ao final do evento, houve o lançamento e entrega do livro: Promoção da Saúde em Alagoas - “O Desafio de Fazer Saúde Tendo em Perspectiva seus Determinantes Sociais” (Maria José Castro d’Almeida Lins – Organizadora). O livro apresenta de forma sucinta um relato das ações e atividades em andamento referente à Promoção da Saúde no estado alagoano.


"Parabenizamos a nossa querida Maria José por essa maravilhosa iniciativa de divulgação, pois sabemos o quanto trabalhoso deve ter sido fazer o levantamento e apuração destes dados."(Equipe do NUPS-SMC/AL).


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.