PESQUISAR NESTE BLOG

RÁDIO ANTENA 1 - Ao Vivo

CARO(A) VISITANTE... SINTA-SE A VONTADE! ENQUANTO OLHA O NOSSO BLOG, CURTA MÚSICAS NA RÁDIO ANTENA 1.(EQUIPE NUPS-SMC/AL).

domingo, 15 de maio de 2011

2011 - I ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CEREST EM 12 DE MAIO.


A Direção da Promoção da Saúde (DIPS/SESAU/AL) realizou na quarta-feira, dia 12 de maio de 2011, o I Encontro dos Núcleos de Promoção da Saúde (NUPS) dos municípios alagoanos que desenvolvem atividades: física e nutricional. 
 O encontro teve início com a palavra da Diretora da Promoção da Saúde Eliana Padilha, que apresentou a nova equipe da Gerência de Estímulo a Prática de Hábitos Saudáveis.
O convidado, Assessor de Comunicações Júlio César , que representou o Secretário Estadual de Saúde Alexandre Toledo, frisou: “Para causar impacto nas ações dos Projetos de Promoção da Saúde, é necessário trabalhar em cima da divulgação através dos meios de comunicação, e grupos sociais. Ex: Rádios, carro de som, sites na internet, igrejas, associações... Devemos falar a linguagem do povo, evitando palavras e siglas que sejam ignoradas pela nossa população”. E finalizou, oferecendo apoio, deixando números de telefones e emails da imprensa para divulgação e cobertura dos eventos a serem realizados nos municípios.
Palestrantes e técnicos da DIPS deram prosseguimento falando sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde, a importância da prática de atividade física e alimentação saudável, de forma que, os participantes destes projetos possam adquirir uma melhor qualidade de vida.
Em seguida, foi solicitado pela DIPS, aos municípios, o envio de relatórios bimestrais das ações executadas pelos núcleos, como também, a nova planilha de monitoramento das avaliações dos alunos pelos profissionais das atividades: física e nutricional, que participam dos Projetos da Rede Nacional de Saúde. Esta planilha deverá ser encaminhada à SESAU, todo o 5º dia útil de cada mês, para alimentar o Sistema de Informação do Ministério da Saúde.
                      
Também tivemos uma breve visita da Superintendente de Vigilância da Saúde do Estado Sandra Canuto, que nos dirigiu algumas palavras.
                      
Alguns NUPS foram solicitados para apresentar suas vivências em seu município. São Miguel dos Campos foi um deles com a presença do seu Coordenador Márcio Barros, a Bióloga/ Psicopedagoga e Técnica Claudia Nubia, a Educadora Física Margiane Argenton e a Nutricionista Ana Paula Wanderlei.
Veja mais fotos no Orkut: NUPS-SMC/AL.

2011 - PALESTRA SOBRE CÂNCER DE MAMA NO AUDITÓRIO DA EMPRESA DE CIMENTO PORTUGUÊS - CIMPOR, EM 11 DE MAIO.


O Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS), na manhã do dia 11 de maio de 2011, deu suporte técnico à Diretora Municipal da Atenção Básica Simone Jordão que administrou palestra sobre "CÂNCER DE MAMA" às funcionárias da Fábrica de Cimento Português em São Miguel dos Campos/AL.
Segundo Simone Jordão: “É o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e já representa cerca de 22 % dos novos casos. Pode atingir tanto homens quanto mulheres, entretanto é mais comum em mulheres.” E citou, como exemplo, sua própria experiência contra a doença: “Ao fazer o auto-enxame, detectei um pequeno caroço na mama esquerda, então procurei minha ginecologista que recomendou-me procurar um especialista na área (mastologista). Este, solicitou-me alguns exames. Ao saber do resultado, fiquei apreensiva e sem entender como teria aquela doença, se nunca houve casos na minha família. Por incrível que pareça, ao invés de ser confortada pelos meus familiares, passei a confortá-los! Reunindo forças na minha fé, decidi lutar contra o câncer. Hoje, Graças à Deus, estou curada!  E, além de dar este testemunho, aconselho à todas a fazerem sempre o auto-exame, e anualmente, a mamografia. Assim, se o câncer for detectado no início, como no meu caso, pode haver cura!”
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 foram registrados aumento de 10 vezes nas taxas de incidência do câncer de mama. Segundo a Sociedade Americana de Cancerologia (SAC), estima-se que haverá 16 milhões de novos casos em 2020.


No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2010, houve uma estimativa de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde existe uma concentração maior de diagnósticos da doença.

Para ver todas as fotos, click aqui.
Acrescente o NUPS-SMC/AL no 


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.seu Orkut para ver todas as fotos das postagens.

domingo, 8 de maio de 2011

2011 - HOMENAGEM DO NUPS-SMC/AL ÀS MÃES.


CONHEÇA O ORKUT DO NUPS-SMC/AL

Elaborado e postado por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

2011 - REUNIÃO NO CEREST COM VETRÚCIA TEIXEIRA SOBRE O DIA MUNDIAL SEM TABACO (31 DE MAIO)

13 de Janeiro de 2011- A Organização Mundial da saúde (OMS) escolheu a “Convenção quadro de controle para o tabaco” como o tema do próximo Dia mundial sem tabaco, que será realizada na terça-feira, 31 de Maio de 2011.


A Convenção-quadro para controle do tabaco (FCTC WHO), é o principal instrumento de controle do tabagismo a nível mundial. Além disso, é o primeiro tratado de  saúde pública negociado sob os auspícios da OMS e como tal representa uma conquista fundamental.


Embora esteja em vigor apenas desde 2005, a Convenção, que tem mais de 170 Estados-partes, já se tornou um dos tratados mais rapidamente e amplamente adotados na história das Nações Unidas. Com base em dados fiáveis, a FCTC da OMS reafirma o direito de todos para o gozo do mais alto padrão de saúde e dá uma nova dimensão de cooperação jurídica em matéria de controle do tabagismo.


O Dia Mundial sem tabaco 2011 é planejado para realçar a importância geral do Tratado,  para enfatizar as obrigações das partes nos termos do Tratado e promover a função essencial da Conferência das partes na prestação de apoio aos esforços nacionais para cumprir essas obrigações. A Conferência das partes é o órgão central e deliberativo do Tratado.


Atualmente o mundo necessita da Convenção tanto ou mais do que em 1996, quando a Assembléia Mundial da Saúde aprovou uma resolução requerendo um tratado de âmbito internacional para controle do tabaco. O tabagismo é a principal causa de mortalidade evitável no mundo. Este ano mais de 5 milhões de pessoas morreram de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, câncer, doenças pulmonares ou outros acidentes de doenças relacionadas com o tabaco. Nesse número não constam as mais de 600 000 pessoas, das quais mais de um quarto vai ser crianças – que morreram por  estarem expostos ao fumaça tabagística ambiental. O número de mortes registrados anualmente pela epidemia global do tabaco poderá chegar a oito milhões em 2030. Depois de ter matado 100 milhões de pessoas no século XX, o tabagismo poderá ocasionar 1000 milhões de vidas durante o século XXI.


Como qualquer outro Tratado, a CQCT da OMS implica obrigações legais dos seus Estados-partes, ou seja, os países (e a União Europeia) que aderiram oficialmente a ele.

Estas obrigações incluem o seguinte:


  • Proteção as políticas de saúde pública dos interesses comerciais e outros interesses criados pela indústria do tabaco.
  • Adoção de  medidas relativas aos preços e impostos para reduzir a demanda de tabaco.
  • Proteção às pessoas contra a exposição a fumaça do tabaco.

  • Regulação do conteúdo dos produtos derivados do  tabaco.

  • Regulação a divulgação de informações sobre produtos de tabaco.

  • Regulação a embalagem e rotulagem dos produtos derivados do tabaco.

  • Alerta às pessoas sobre os perigos do tabaco.

  • Proibição da  publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.

  • Oferta de ajuda para tratar a dependência do tabaco.

  • Combate ao comércio ilícito de produtos do tabaco.

  • Proibição da venda a menores e menores. 
  • Apoio às alternativas economicamente viáveis para o cultivo do tabaco.

O Tratado também reconhece a importância da cooperação internacional de oferecer ajuda aos países de baixo rendimento para assegurar a conformidade com as obrigações decorrentes do Tratado.


A campanha vai focar a seguinte mensagem de chave: “os países devem aplicar plenamente o Tratado para proteger as gerações atuais e futuras  das devastadoras, consequências sanitárias,  sociais, ambientais e econômicas do consumo de tabaco e da  exposição á fumaça do tabaco.


Outras mensagens principais são as seguintes:


  • O Tratado reflete o desejo e o compromisso de dezenas de governos e milhões de pessoas de poder viver em um mundo sem tabaco.

  • As partes do Tratado devem cumprir sua obrigação de aplicá-lo integralmente.

  • As pessoas devem alertar e ajudar seus governos a cumprir esta obrigação.

  • As instituições e as pessoas devem valorizar o Tratado devidamente como um marco na história da saúde pública e o principal instrumento mundial para controle do tabaco.
  • A OMS e a Conferência das partes estão prontos para ajudar os países a cumprir as obrigações do Tratado e em conformidade com as orientações pertinentes.

O Tratado já provou a sua eficácia na luta contra o tabaco.

No entanto, conforme explicou a Secretária em seu recente documento “ Informes das partes e de informe sobre o progresso mundial na implementação da Convenção: principais conclusões, "os níveis de  aplicação variam consideravelmente de acordo com as medidas de política."


O Dia Mundial sem tabaco 2011 e no ano seguinte, a OMS orientou os países a converter o Tratado no eixo de seus esforços para controlar a epidemia mundial do tabaco.

Atendendo às orientações da OMS, os países melhoraram sua capacidade de reduzir significativamente a carga de doenças e mortes relacionadas com o tabaco, de conformidade com as obrigações decorrentes do Tratado.





 Veja mais fotos aqui.


Postagem: Claudia Nubia Marques Liberalquino.

sábado, 7 de maio de 2011

2011 - DIA 27 DE ABRIL, A PEDIDO DO NUPS-SMC/AL, O MÉDICO GERALDO LESSA DO PSF ELISEU MARQUES, ADMINISTROU PALESTRA SOBRE HIPERTENSÃO ÀS ALUNAS DO PROJETO PRATIQUE SAÚDE NO SUS, NO AUDITÓRIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Estima-se que cera de 20% da população brasileira sofra de HIPERTENSÃO. E o pior... Muitos ainda não se deram conta disso. 
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, pode causar entupimento de artérias, acidente vascular cerebral, infarto e morte. 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) até 2015 cerca de 10 milhões de pessoas irão morrer por ano, por causa desta doença. 
A má alimentação e a pouca prática de atividade física tem aumentado muito o índice de hipertensos em São Miguel dos Campos. Poucas são as pessoas que adquirem a doença por hereditariedade. E estas, por já serem propensas, deveriam cuidar-se mais. Porque, com saúde não se brinca! 
Assim, o Núcleo de Promoção da Saúde de São Miguel dos Campos vem intensificando, a cada ano, e cada vez mais, alertas de prevenção junto a Secretaria Municipal de Saúde com campanhas alusivas a este tema. 

Neste ano (2011), o NUPS-SMC/AL proporcionou no dia 27 de abril, às alunas do seu Projeto “Pratique Saúde no SUS”, que contém algumas hipertensas, uma palestra do Médico Geraldo Lessa sobre este mal que vem aumentando consideravelmente no município, no auditório da Secretaria Municipal de Educação referente ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial – 26 de abril. 

Além de destacar a importância dos exames periódicos e da avaliação contínua da pressão nas pessoas propensas a doença, Geraldo Lessa ressaltou: “A prática de atividade física pelo menos 03 (três) vezes por semana, o baixo consumo de sal e teor de gordura nos alimentos, reduz bastante o índice de hipertensão arterial”.
“se você sente dor de cabeça, enjoo, tontura, cansaço, falta de ar ou sangramento nasal, é bom ficar atento! você pode ter pressão alta e não saber.” por isso:

·   Procure o posto de saúde mais perto da sua casa para tratar desse problema ou preveni-lo.
·     Só pratique atividade física após autorização do seu médico.
·     Tome seu remédio somente nas horas recomendadas por ele (seu médico).
·      Ter o hábito da alimentação sem gordura e pouco sal.
·       Não fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas.
· Manter a tranquilidade e evitar ao máximo, aborrecimentos...

São estas, as melhores maneiras de evitar ou controlar essa doença crônica e obter uma vida, muito mais saudável!

Equipe NUPS-SMC/AL.

FOTOS.
VEJA A REPORTAGEM NO SITE DO ALAGOASWEB.


Matéria escrita por: Claudia Nubia Marques Liberalquino.